RODRIGO: Acho que a gente bebeu um pouco além da conta. Capaz de amanhã nem lembrarmos disso.
JONAS (tenta esconder a decepção): É... capaz mesmo.
A estreia de “Mania de Você” trouxe um frescor irresistível à telinha, com destaque para um elenco de peso que fez brilhar ainda mais o primeiro episódio. Gabz, Chay Suede, Nicolas Prattes e Ágatha Moreira entregaram atuações envolventes, carregadas de carisma e energia.
Além disso, as veteranas Ana Beatriz Nogueira e Adriana Esteves trouxeram profundidade e experiência às suas personagens, enriquecendo a trama com momentos memoráveis.
Sob uma direção solar e vibrante, o episódio inicial deixou aquele gostinho de "quero mais", prometendo uma narrativa cheia de nuances.
Se eu tivesse que falar sobre algo negativo dessa estreia…
Falaria sobre a abertura de “Mania de Você”, que opta por uma simplicidade que, apesar de tentar seguir o clima da trama, acabou deixando a desejar. Comparada a outras produções do mesmo horário, a abertura é uma das mais fracas, sem grandes inovações visuais ou musicais.
Embora cumpra seu papel de introduzir a novela, falta à abertura aquele toque especial que geralmente desperta curiosidade ou cria uma identidade visual forte. No caso de “Mania de Você”, a simplicidade acabou se aproximando do desinteressante, o que não condiz com o carisma e energia que o elenco e a trama têm a oferecer.
Ana Carolina, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, conquistou uma carreira sólida desde seu primeiro álbum, lançado em 1999. Nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, a cantora, compositora e instrumentista se destacou por sua potente voz grave e sua habilidade em mesclar MPB, pop e samba. Revisitar sua trajetória é uma forma de reconhecer sua importância no cenário musical e seus projetos de destaque ao longo dos anos.
Início promissor e primeiro álbum
O álbum de estreia autointitulado "Ana Carolina" (1999) rapidamente chamou atenção com hits como "A Canção Tocou na Hora Errada" e "Garganta", consolidando seu nome entre os grandes da MPB. O sucesso do disco foi instantâneo, garantindo-lhe uma base de fãs fiel.
O Sucesso de “Dois Quartos” e parcerias notáveis
Em 2006, Ana Carolina lançou o álbum "Dois Quartos", considerado um dos pontos altos de sua carreira. Dividido em duas partes, o disco apresenta uma versatilidade musical que vai do pop ao samba e é conhecido por sucessos como "Rosas" e "Carvão".
Uma das colaborações mais marcantes de sua carreira foi com Seu Jorge na música "É Isso Aí", uma versão brasileira da canção "The Blower's Daughter", de Damien Rice.
Ana Carolina também fez diversas parcerias ao longo de sua trajetória, com grandes nomes como Maria Gadú, Chico Buarque e Zizi Possi. Suas colaborações ajudaram a ampliar seu repertório e a atingir novos públicos.
Curiosidades da Carreira
- Além de cantora e compositora, Ana Carolina é multi-instrumentista, tocando violão, guitarra, piano e baixo. Essa habilidade faz dela uma artista completa, capaz de criar seus arranjos e composições de maneira única.
- Outra curiosidade interessante é seu lado como pintora. A artista já mencionou que, além da música, se expressa por meio da pintura, uma paixão que nutre desde a infância.
- Ana Carolina também é conhecida por ser uma das poucas vozes femininas na música brasileira que se destacam com um timbre grave, algo raro e que se tornou uma de suas principais marcas registradas.
Recente retorno aos palcos e projetos futuros
Após uma pausa nos lançamentos de álbuns inéditos, Ana Carolina retornou aos holofotes em 2019 com o álbum "Fogueira em Alto Mar". O disco trouxe uma nova fase em sua carreira, mesclando sua sonoridade já consagrada com experimentações e novas influências. Infelizmente, a turnê foi interrompida por conta da COVID-19.
Em 2022, a cantora estreou a turnê "Ana canta Cássia - Estranho seria se eu não me apaixonasse por você" cantando sucessos de Cássia Eller, e alguns dos seus.
A carreira de Ana Carolina é uma prova de sua versatilidade e paixão pela música. Sua habilidade de inovar, ao mesmo tempo que se mantém fiel à sua essência, é o que a mantém relevante e admirada por tantas gerações. Para os fãs e novos ouvintes, sua discografia é um convite para mergulhar em um universo musical rico e autêntico.
E hoje, no dia em que completa 50 anos, Ana Carolina lança a primeira parte do audiovisual em que canta Cássia Eller. Clique aqui para ouvir.
Decidi maratonar os filmes de Harry Potter, já que, na época do lançamento, assisti apenas até o terceiro. Sempre ouvi falar do impacto cultural da saga completa, então resolvi revisitar esse universo mágico com novos olhos e, finalmente, conhecer a história até o fim. E agora foi a vez de Harry Potter e a Câmara Secreta.
Ao assistir “Harry Potter e a Câmara Secreta”, fica claro que a trama ganhou mais profundidade e complexidade em comparação ao primeiro filme. Enquanto “A Pedra Filosofal” introduz os personagens e o mundo mágico de forma encantadora, a sequência mergulha em uma atmosfera mais sombria e envolvente, com mistérios mais intrigantes.
A história central, que gira em torno dos perigos ocultos em Hogwarts e da lenda da Câmara Secreta, prende o espectador do começo ao fim. As ameaças são mais reais, e o clima de tensão é elevado, criando um tom mais maduro e menos infantil do que o filme anterior.
Em termos de qualidade narrativa, “A Câmara Secreta” supera “A Pedra Filosofal”, com um enredo mais instigante e uma sensação de perigo constante que eleva o nível de tensão. A evolução dos personagens, em especial de Harry, Hermione e Ron, é perceptível, o que contribui para uma história mais rica. Até aqui, é o melhor da saga, destacando-se pelo ritmo e pela forma como explora o universo mágico com mais ousadia e profundidade.
Decidi maratonar os filmes de Harry Potter, já que, na época do lançamento, assisti apenas até o terceiro. Sempre ouvi falar do impacto cultural da saga completa, então resolvi revisitar esse universo mágico com novos olhos e, finalmente, conhecer a história até o fim. E, claro, comecei pelo primeiro filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal.
“Harry Potter e a Pedra Filosofal" é um marco no cinema de fantasia, trazendo à vida o universo mágico de J.K. Rowling com maestria. O filme encanta pela qualidade visual, desde o design do Castelo de Hogwarts até os detalhes do mundo bruxo, criando uma atmosfera envolvente e fascinante. Os personagens são carismáticos e cativantes, especialmente Harry, Hermione e Ron, que rapidamente conquistam o público com suas personalidades e dinâmica de grupo.
No entanto, embora o filme brilhe em muitos aspectos, a trama principal, envolvendo a busca pela Pedra Filosofal, é resolvida de forma um tanto simplória. Com um vilão central menos impactante e desafios que poderiam ter sido mais complexos, a sensação é de que o roteiro jogou um pouco pelo seguro, sem ousar explorar toda a profundidade que a história tem a oferecer.
Ainda assim, o filme cumpre seu papel de introduzir esse mundo mágico e abrir portas para os próximos capítulos, deixando os espectadores curiosos para ver como a jornada de Harry irá evoluir.
Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.
ISABELA (disfarçando a voz de choro): Eu preciso pegar minhas malas.
THIAGO: Pode deixar que eu pego pra você.
THIAGO pega as malas, e os dois saem em direção ao carro. Corta para:
CENA 2 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.
VALENTINA percebe que SORAIA está descendo as escadas e corre para a cozinha.
SORAIA (grita): Valentina?
VALENTINA nervosa aparece na sala de estar.
VALENTINA: Bom dia.
SORAIA: Só se for pra você. Cadê o Otávio?
VALENTINA: Ele passou por aqui cedo, disse que já tinha falado com a senhora.
SORAIA: Faz quanto tempo que ele saiu?
VALENTINA: Isso eu não sei.
SORAIA: Eu falei para você perguntar onde ele vai, para você prestar atenção nos detalhes. Qual a dificuldade disso? Até uma criança seria mais útil que você. Meu marido saiu cedo, sem nenhuma explicação, coisa que ele não costuma fazer e não tenho nenhuma informação porque minha empregada é uma imprestável.
SORAIA fica pensativa e faz um gesto com a mão para VALENTINA sair.
SORAIA (falando sozinha): O que o imprestável do meu marido está aprontando?!
Ela pega o celular e liga para ele.
SORAIA (falando sozinha/irritada): Se eu descobrir que tem alguma vagabunda metida nisso, eu mato os dois!
A ligação cai na caixa postal e ela desliga. Corta para/:
CENA 3 - EXT. / CARRO DE THIAGO - DIA.
THIAGO e ISABELA em silêncio no carro.
THIAGO: Você fez boa viagem?
ISABELA: Normal.
THIAGO: Eu sinto muito por tudo o que aconteceu.
ISABELA: Eu não quero falar sobre isso.
THIAGO: Tudo bem, mas quando quiser conversar...
Os dois voltam a ficar em silêncio. Corta para:
CENA 4 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - DIA.
SABRINA dormindo e YURI acaricia o cabelo da namorada. Ela acorda, ainda meio sonolenta, dá um sorriso ao perceber o carinho do garoto.
YURI: Bom dia, meu amor!
SABRINA: Como é bom acordar assim com você me fazendo carinho.
YURI: Você pode acordar assim todos os dias se quiser.
SABRINA: Do que você está falando?
YURI: Eu estava aqui pensando que a gente namora há mais de um ano e podíamos começar a planejar o nosso futuro juntos, você não acha?
SABRINA (surpresa): Você tá louco?
Após a reação da garota o clima fica tenso. Corta para:
CENA 5 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ SALA DE ESTAR - DIA.
Os dois entram no apartamento, e o clima continua tenso entre os dois.
THIAGO: O apartamento não é muito grande, mas eu acho que a gente vai conseguir se organizar.
ISABELA: Não tem problema.
THIAGO: Vem cá, vou te mostrar o quarto.
ISABELA segue THIAGO que coloca as malas da garota no quarto.
THIAGO: O quarto é seu, você pode arrumar do jeito que achar melhor. Eu vou preparar algo para comer.
ISABELA: Eu não estou com fome, pode ficar tranquilo.
THIAGO: Mas você vai comer, não vai ficar com o estômago vazio.
THIAGO deixa ISABELA sozinha e fecha a porta do quarto. ISABELA pega seu celular e faz uma chama de vídeo para RENAN que atende em seguida.
ISABELA: Acabei de chegar.
RENAN: E como você está? Como seu pai te tratou?
ISABELA: Está tudo tranquilo, ele tentando puxar conversa como se eu fosse chama-lo de pai e o tratar como meu melhor amigo. Acho que essa parte vai ser a mais difícil... ele é quase um estranho para mim.
Do lado de fora, THIAGO escuta a conversa de ISABELA com os olhos cheios d'água. Corta para:
YURI se surpreende com a reação de SABRINA e para de fazer carinho na namorada.
YURI: Eu posso saber o motivo dessa reação exagerada?
SABRINA: Eu tenho dezesseis anos, Yuri. Eu não quero nada mais que um namoro. Eu amo você, espero que a gente possa construir algo juntos, mas não agora. Não tem motivos para ter pressa.
YURI: Se você me ama eu não entendo isso, idade não é desculpa.
SABRINA: Vamos terminar o ensino médio e depois a gente volta a falar nesse assunto, combinado?
YURI: Fazer o que, né?! Você promete que não tem outra pessoa envolvida?
SABRINA (estressada): É por essas suas crises de ciúmes que também não daria certo. É claro que não tem outra pessoa, Yuri. Se eu quisesse outra pessoa, não estaria com você.
YURI (enche Sabrina de beijos): Me desculpa, me desculpa. Você sabe que o meu maior medo é perder você.
ISABELA continua falando com RENAN por chamada de vídeo.
RENAN: Espera só um instante que tem alguém na porta.
ISABELA: Se você quiser desligar...
RENAN: Claro que não! Me espera...
RENAN sai, voltando em seguida com um sorriso no rosto.
RENAN: Adivinha quem está aqui?
RENAN coloca a câmera para o lado mostrando JULIANA.
JULIANA: Como estão as coisas amiga? Que saudade que eu já estou de você!
ISABELA: Nem me fala. (Ela tenta segurar o choro) Eu queria muito estar aí com vocês.
THIAGO bate na porta, e entra.
THIAGO: O almoço está pronto.
ISABELA: Eu já estou indo, obrigado!
THIAGO sai do quarto, e ISABELA se despede dos amigos. Corta para:
CENA 8 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.
SORAIA tentando ligar para OTÁVIO sem sucesso. VALENTINA desce as escadas.
VALENTINA: Dona Soraia?
SORAIA: O que você quer?
VALENTINA: Eu fui arrumar a cama da senhora e achei isso.
VALENTINA entrega uma carta para a patroa:
SORAIA desmaia ao perceber que foi abandonada. Corta para:
CENA 9 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE THIAGO - DIA.
ISABELA bate na porta do quarto de THIAGO.
THIAGO: Pode entrar!
ISABELA abre a porta, e THIAGO está preparando algumas aulas.
ISABELA: Desculpe incomodar, mas eu estou indo andar um pouco de bicicleta, sair um pouco de casa.
THIAGO: Você sabe onde é? Quer que eu vá junto? Eu posso te fazer companhia.
ISABELA: Eu coloquei no GPS do celular, é perto daqui. E eu quero ir sozinha, não se preocupe.
THIAGO: Está bem, mas qualquer coisa pode me ligar.
ISABELA: Pode deixar!
ISABELA fecha a porta do quarto de THIAGO. Corta para:
CENA 10 - EXT. / PRAIA/ PISTA PARA CICLISTAS - DIA.
JONAS e RODRIGO correndo. RODRIGO cansado, para.
RODRIGO (ofegante): Eu não nasci para essa vida, eu juro pra você.
JONAS: Deixa de ser fresco, vamos de uma vez Rodrigo.
RODRIGO: Eu estou morrendo, eu não vou aguentar correr mais dois minutos.
JONAS: Isso é o resultado de ficar trancado naquele quarto 24 horas por dia.
No momento em que os dois estão parados, ISABELA aparece com a bicicleta.
ISABELA (irritada): Eu não sei se vocês sabem, mas isso é uma ciclovia.
RODRIGO: Eu acabei parando aqui sem perceber, desculpa.
RODRIGO sai da pista, mas JONAS continua no mesmo lugar.
JONAS: Eu sei que isso é uma ciclovia, mas você poderia pelo menos ser educada e pedir com licença.
ISABELA (cada vez mais irritada): Eu não preciso pedir licença se não era nem pra estarem aqui.
JONAS: Gentileza gera gentileza, já ouviu? Sua mãe não lhe deu educação?
ISABELA (ao ouvir sobre a mãe, muda o semblante e aumenta a voz ainda mais): Você vai sair da minha frente ou eu...
JONAS: Ou você o que? O que você vai fazer se eu não sair daqui?
Foco no olhar irritado de ISABELA. Corta para/:
NOTA: 4/5
O álbum “ASTRO" de Pedro Sampaio chega com a promessa de dominar as playlists do verão. Com produções impecáveis e uma mistura de ritmos que vai do funk ao pop, Pedro se consolida como um dos maiores hitmakers da música brasileira. Cada faixa parece pensada para incendiar as pistas e embalar as festas da estação mais quente do ano.
Uma das grandes novidades do projeto é a nova parceria com Luísa Sonza, que se mostrou tão poderosa quanto o sucesso anterior dos dois artistas. A química entre eles é inegável, e a faixa se destaca como uma das melhores do álbum, com uma batida envolvente e um refrão que gruda na cabeça.
“ASTRO” também surpreende ao apresentar um lado mais introspectivo de Pedro Sampaio em faixas como “Prece” e “Minha Vida”, que fecha o álbum de forma inesperadamente emocional. Essas músicas trazem uma sonoridade mais intimista, revelando um Pedro mais vulnerável e pessoal, sem perder a qualidade de produção que permeia todo o projeto.
Pedro Sampaio prova, mais uma vez, que sabe como criar hits cativantes, mas “ASTRO” também mostra que ele é capaz de entregar momentos de reflexão e profundidade. Com essa combinação, o álbum se torna a trilha sonora perfeita para quem quer aproveitar o verão com energia, diversão e um toque de introspecção.
A novela "Bang Bang", exibida pela Rede Globo em 2005, prometia uma combinação inovadora de faroeste e comédia, um ousado empreendimento na teledramaturgia brasileira. No entanto, o que observei ao longo dos quase 40 capítulos que já assisti foi uma trama que, apesar de um conceito intrigante, falhou em prender a atenção do público. Um dos maiores problemas da novela foi a falta de acontecimentos significativos que realmente impulsionassem a história.
A narrativa parecia estagnada, com episódios prolongados em que pouco ou nada de relevante ocorria. Em vez de um enredo dinâmico e cheio de ação, como se esperava de uma trama inspirada no faroeste, a novela se arrastava com um ritmo monótono que dificultava o envolvimento dos espectadores.
Embora o casal protagonista, Ben Silver (Bruno Garcia) e Diana Bullock (Fernanda Lima), tivesse uma química evidente e promissora, sua presença era frequentemente limitada. Quando apareciam, suas interações demonstravam um potencial real para criar uma conexão emocional com o público, mas a pouca frequência de suas participações enfraquecia esse impacto. O resultado foi uma trama que carecia de um núcleo central forte e envolvente.
Além disso, a novela foi marcada por uma superabundância de personagens que, na prática, não contribuíam de maneira significativa para o desenvolvimento da história. O elenco numeroso parecia estar ali apenas para preencher espaço, com muitos papéis sem propósito claro ou relevância. Essa dispersão de personagens não só diluía o foco narrativo, mas também agravava o ritmo lento da trama. Com a mudança de autor a partir do capítulo 59, espero que “Bang Bang” possa pelo menos me entreter ou até mesmo divertir, já que Carlos Lombardi é um mestre do horário.
"Bang Bang" tinha o potencial para se destacar na teledramaturgia, mas acabou se perdendo em sua própria falta de direção. Com poucos acontecimentos impactantes, protagonistas com potencial mas pouco explorado, e uma infinidade de personagens sem função clara, a novela foi um tiro no escuro – e, infelizmente, errou o alvo.