Redescobrir - Capítulo 6



CENA 1 - INT. / MOTEL/ QUARTO - NOITE.

SORAIA vai para cima de THIAGO em um excesso de raiva. THIAGO tenta segura-la, mas ela continua lhe estapeando. 

SORAIA (gritando): Você não pode me abandonar na hora que eu mais preciso de você. 

THIAGO (tentando acalma-lá): Calma, Soraia. Calma!

THIAGO joga SORAIA na cama para tentar acalma-lá.

THIAGO: Se você não se acalmar, eu vou embora.

SORAIA se acalma e olha para THIAGO com raiva.

SORAIA: Como você pode fazer isso comigo?

THIAGO: Eu não estou fazendo nada, eu apenas não quero assumir um relacionamento. Quantas vezes conversamos sobre isso? Você mesmo falava isso até ontem. Acha mesmo que eu vou servir de tapa buraco só porque seu marido te abandonou? Não vou fazer isso!

SORAIA: Jogar na minha cara que eu sou um passatempo até encontrar a mulher certa. Quem você acha que é para me humilhar dessa forma?

THIAGO: Desculpe se eu te humilhei, não tive essa intenção. A minha intenção aqui é ser sincero, e eu não posso fazer o que você está me pedindo.

SORAIA arruma os cabelos ao se levantar da cama. Ela chega na frente de THIAGO.

SORAIA: Se você achou que iria falar tudo isso e eu iria continuar sendo seu objeto, você se enganou. Eu me chamo Soraia Marinho de Albuquerque e você acabou de assinar sua passagem pro inferno, porque é isso que a sua vida vai se tornar a partir de hoje.

SORAIA pega sua bolsa e sai do quarto, deixando THIAGO sem palavras. Corta para:

CENA 2 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - NOITE.

SORAIA chega em casa e sobe as escadas, indo até o quarto de RODRIGO. Ela bate na porta antes de abrir.

RODRIGO: Você batendo na porta? 

SORAIA: A gente precisa ter uma conversa bem séria!

RODRIGO: Aconteceu alguma coisa?

SORAIA entra no quarto e senta na cama ao lado de RODRIGO.

SORAIA: Eu sei que eu não sou a melhor mãe do mundo, e estou bem longe disso, mas tudo o que eu faço é pensando no bem da nossa família.

RODRIGO: Mãe, pula para parte séria!

SORAIA: O seu pai deixou a gente, Rodrigo. Hoje de manhã eu acordei e ele havia me deixado uma carta.

RODRIGO: Como assim?

SORAIA: Ele foi embora e nem olhou para trás.

RODRIGO: Agora eu entendi...

SORAIA: Entendeu o que?

RODRIGO: Quando eu cheguei da festa ele estava na sala, me abraçou e falou algumas coisas. Ele estava se despedindo e eu não sabia...

SORAIA: Ele não deu nem uma pista pra onde ele pode ter ido?

RODRIGO: Não, ele não falou nada.

SORAIA (com os olhos cheios d'água)Eu juro que eu não consigo entender o motivo de ele ter feito isso.

RODRIGO: Você ainda tem dúvidas?

SORAIA: Do que você está falando?

RODRIGO: Eu não quero falar sobre isso, quero que você saia do meu quarto e me deixe sozinho.

SORAIA: Agora somos só nos dois, precisamos aprender a conviver juntos.

RODRIGO: Sim, somos só nós dois. E pode parar de cena, mãe! Você deve é estar aliviada por ele ter ido embora. Você o tratava feito um lixo.

SORAIA: Olha como você fala comigo, garoto!

RODRIGO: Me deixa sozinho. (Grita) Agora! 

SORAIA sai do quarto. RODRIGO manda uma mensagem para JONAS pedindo para ele ir até sua casa. Corta para:

CENA 3 - EXT. / PRAIA/ AREIA - NOITE.

JONAS e VANESSA estão se beijando deitados na areia da praia até o celular de JONAS tocar. JONAS se afasta e pega o celular.

JONAS: Só um instante, pode ser a minha mãe.

VANESSA: Tudo bem, eu espero você falar com a minha sogra.

JONAS (após ler a mensagem): Não é ela, é o Rodrigo! Você vai precisar me desculpar, mas eu preciso muito ir até a casa dele. Aconteceu algo muito sério...

VANESSA: Sério que você tem que ir agora?

JONAS: Se fosse alguma amiga sua precisando de ajuda, você também iria.

VANESSA: Será?

JONAS: Não sei, o que eu sei é que ele precisa de mim e eu estou indo.

JONAS sai apressado para ir até a casa de RODRIGO. VANESSA fica irritada ao ver o garoto indo embora. Corta para:

CENA 4 - EXT. / ESTRADA/ ENTRADA DE LAGUNA - NOITE.

NORBERTO entrando na cidade de Laguna/SC, e no banco do carona uma pasta com fotos de OTÁVIO, SORAIA e RODRIGO.

NORBERTO: Se prepara que eu estou chegando!

Ele vai com calma olhando cada canto da cidade. Corta para:

CENA 5 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE ISABELA - NOITE.

ISABELA deitada na cama em chamada de vídeo com RENAN. 

ISABELA: Quando será que você vai poder vir me visitar, né?

RENAN: Eu pretendo ir nas férias. Ou você pretende vir pra cá?

ISABELA: Eu acho que nas férias de inverno eu vou poder ir.

RENAN: Será que o seu pai vai deixar?

ISABELA: Ele não é um homem ruim, ele é bem atencioso, tenho certeza que não vai me impedir de ir visitar meus amigos.

RENAN: A Ju esteve aqui hoje, disse que está morrendo de saudades.

ISABELA: Engraçado, eu mando mensagens para ela e ela não faz questão de responder.

RENAN: Ela conseguiu um emprego, está com o tempo curto. 

ISABELA: Podia pelo menos mandar um oi, né? É com a distância que a gente percebe quem é mesmo nossos amigos.

RENAN tenta disfarçar a tensão que está sentindo com o assunto. Corta para:

CENA 6 - INT. / CASA DOS MARINHO/ QUARTO DE RODRIGO - NOITE.

RODRIGO e JONAS sentados no chão com uma garrafa de vodca. Os dois já estão muito bêbados.

RODRIGO: Você já parou para pensar que eu vou ter que aturar muito a minha mãe? Mas muito, muito, muito... eu não tenho condições de fazer isso sem o meu pai.

JONAS: Logo ele volta, Rodrigo. Ele deve ter tido um motivo muito sério para tomar essa decisão. Tenho certeza que ele vai te dar alguma notícia.

JONAS bebe junto com RODRIGO. JONAS coloca o braço por cima de RODRIGO e o abraça.

RODRIGO: Obrigado!

JONAS: Obrigado?

RODRIGO: Por me aturar tantos anos, e por ter deixado a Vanessa para me ouvir reclamar da minha família de merda.

JONAS: É pra isso que servem os amigos, né? Eu sempre vou estar do seu lado!

RODRIGO: Claro que é, mas eu precisava agradecer.

JONAS: Eu também tenho que te agradecer.

RODRIGO: Por eu ser a prova viva de que a tua vida poderia ser pior se fosse a minha?

JONAS (rindo): Para de falar besteira!

O semblante de JONAS fica sério e os dois se olham olho no olho. 

JONAS: ... Agradecer por sempre estar do meu lado. Nunca ter se deixado levar pelo que a sua mãe pensa sobre mim e minha família. Sempre me defender, sempre me apoiar. Enfim, agradecer por você ser uma das pessoas mais importantes da minha vida. Eu sei que vai parecer estranho, mas eu te amo demais, e amo até mais do que eu imaginei amar alguém um dia.

Ao som de "Mesmo Sem Estar - Luan Santana part. Sandy"RODRIGO fica sem palavras e se emociona. O rosto dos dois se aproxima aos poucos e um beijo romântico acontece. Corta para:

FIM DO CAPÍTULO 6

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Harry Potter e a Câmara Secreta: um tom mais sombrio e uma trama ainda mais envolvente

Decidi maratonar os filmes de Harry Potter, já que, na época do lançamento, assisti apenas até o terceiro. Sempre ouvi falar do impacto cultural da saga completa, então resolvi revisitar esse universo mágico com novos olhos e, finalmente, conhecer a história até o fim. E agora foi a vez de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Ao assistir “Harry Potter e a Câmara Secreta”, fica claro que a trama ganhou mais profundidade e complexidade em comparação ao primeiro filme. Enquanto “A Pedra Filosofal” introduz os personagens e o mundo mágico de forma encantadora, a sequência mergulha em uma atmosfera mais sombria e envolvente, com mistérios mais intrigantes.

A história central, que gira em torno dos perigos ocultos em Hogwarts e da lenda da Câmara Secreta, prende o espectador do começo ao fim. As ameaças são mais reais, e o clima de tensão é elevado, criando um tom mais maduro e menos infantil do que o filme anterior.

Em termos de qualidade narrativa, “A Câmara Secreta” supera “A Pedra Filosofal”, com um enredo mais instigante e uma sensação de perigo constante que eleva o nível de tensão. A evolução dos personagens, em especial de Harry, Hermione e Ron, é perceptível, o que contribui para uma história mais rica. Até aqui, é o melhor da saga, destacando-se pelo ritmo e pela forma como explora o universo mágico com mais ousadia e profundidade.

Harry Potter e a Pedra Filosofal: magia cativante com uma trama que poderia ter ousado mais

Decidi maratonar os filmes de Harry Potter, já que, na época do lançamento, assisti apenas até o terceiro. Sempre ouvi falar do impacto cultural da saga completa, então resolvi revisitar esse universo mágico com novos olhos e, finalmente, conhecer a história até o fim. E, claro, comecei pelo primeiro filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal" é um marco no cinema de fantasia, trazendo à vida o universo mágico de J.K. Rowling com maestria. O filme encanta pela qualidade visual, desde o design do Castelo de Hogwarts até os detalhes do mundo bruxo, criando uma atmosfera envolvente e fascinante. Os personagens são carismáticos e cativantes, especialmente Harry, Hermione e Ron, que rapidamente conquistam o público com suas personalidades e dinâmica de grupo.

No entanto, embora o filme brilhe em muitos aspectos, a trama principal, envolvendo a busca pela Pedra Filosofal, é resolvida de forma um tanto simplória. Com um vilão central menos impactante e desafios que poderiam ter sido mais complexos, a sensação é de que o roteiro jogou um pouco pelo seguro, sem ousar explorar toda a profundidade que a história tem a oferecer.

Ainda assim, o filme cumpre seu papel de introduzir esse mundo mágico e abrir portas para os próximos capítulos, deixando os espectadores curiosos para ver como a jornada de Harry irá evoluir.

Redescobrir - Capítulo 5

CENA 1 - EXT. / PRAIA/ PISTA PARA CICLISTAS - DIA.

JONAS continua no caminho de ISABELA, que acaba jogando a bicicleta em cima do garoto que cai de bunda no chão. ISABELA continua pedalando, rindo da situação do garoto.

JONAS (grita): Louca!

RODRIGO estende a mão para ajudar JONAS, e se controla para não rir da situação do amigo.

RODRIGO: Eu ainda não entendi o motivo de você fazer isso com a garota. 

JONAS: Ela chegou toda esquentadinha mandando a gente sair. Custava ser educada? E a louca ainda jogou a bicicleta em cima de mim.

RODRIGO: Tudo bem que ela foi grossa, mas você ficou provocando um tempão. Se fosse eu, também jogaria.

JONAS abraça espontaneamente RODRIGO e os dois voltam a caminhar.

JONAS (em tom de brincadeira): Pelo jeito alguém ficou gamado na garota. Lembrando aqui que eu sou teu amigo, tem que ficar do meu lado, ok?!

RODRIGO: Fiquei nada, só estou comentando, rapaz! 

Os dois continuam andando. Corta para:

CENA 2 - INT. /  CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

VALENTINA abana SORAIA que continua desmaiada.

VALENTINA (nervosa): Por favor, você não pode morrer agora. E se a polícia achar que eu que a matei? Eu sou muito nova para ir presa, e ainda por um crime que eu nem cometi. Acorda, pelo amor de Deus. Dizem que vaso ruim não quebra, então não vai ser agora que você vai partir dessa pra melhor, né?! 

SORAIA ainda meio grogue acorda.

VALENTINA: Graças a Deus... toma uma água com açúcar, dona Soraia.

SORAIA empurra a mão de VALENTINA com o copo, e acaba molhando a empregada.

SORAIA: Eu não quero água, eu quero que você suma da minha frente.

VALENTINA vai com a cabeça baixa e com os olhos cheios d'água para a cozinha. SORAIA pega o celular e disca para THIAGO. Corta para:

CENA 3 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ SALA DE ESTAR - NOITE.

ISABELA chega em casa do passeio de bicicleta e THIAGO está na cozinha.

THIAGO: E aí, como foi o passeio?

ISABELA: Foi bom, estava precisando espairecer um pouco.

THIAGO: Eu já preparei a janta, está na geladeira. Vou dar uma saída rápida e daqui a pouco volto. 

ISABELA: Tudo bem, fica tranquilo!

THIAGO pega a chave do carro de cima da mesa, beija a testa de ISABELA que fica sem reação e sai. Corta para:

CENA 4 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - NOITE.

SABRINA e VANESSA deitadas na cama conversando. 

VANESSA: Eu não estou acreditando que o Yuri falou em casamento.

SABRINA: Eu não sei bem se foi em casamento, mas que ele falou sobre morar junto, ele falou.

VANESSA: Mas ainda bem que você já deixou bem claro que não pensa nisso agora, amiga. Geralmente tudo o que ele fala, você diz amém.

SABRINA: Você sabe que o meu caso é complicado. O Yuri é uma pessoa difícil, mas ele me ama e eu o amo. Ele me faz bem na maioria do tempo.

VANESSA: Mas ele já passou algumas vezes do limite, e você mesma disse que só aceitava passar por isso pra garantir o emprego do seu pai.

SABRINA: Essa é outra coisa que pesa demais. Desde quando a minha mãe foi embora, você sabe que está sendo muito difícil para ele. Imagina se ele perde o emprego? A verdade é que a nossa vida já foi muito melhor, e hoje é muito difícil. E eu tenho medo que piore.

VANESSA: Isso só você pode decidir.

SABRINA: Mas vamos mudar de assunto, eu soube que você ficou com o Jonas na festa.

VANESSA: Amiga, eu não dava nada por ele, achava até que ele jogava no mesmo time que a gente, mas estava enganada.

SABRINA: Foi tudo isso?

VANESSA: Tudo isso e muito mais!

SABRINA: Me conta detalhes, quero saber tudo!

As duas continuam conversando. Corta para:

CENA 5 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE ISABELA - NOITE.

ISABELA está mexendo em suas coisas quando cai uma foto dela com sua HELENA. A garota deita na cama e começa a chorar.

FLASHBACK PARA:

INT. / CURITIBA/PR - CASA DE HELENA/ QUARTO DE HELENA - NOITE. (MESES ANTES)

Em uma noite chuvosa, HELENA, ISABELA e RENAN assistem juntos um filme de terror. A cena mostra a união e a cumplicidade da linda relação dos três. 

FIM DO FLASHBACK. CORTA PARA:

No tempo presente, ISABELA chora muito ao lembrar de sua mãe.

ISABELA (olhando para a foto): Porque você teve que me deixar? Eu sinto tanto a sua falta!

A garota continua chorando. Corta para:

CENA 6 - INT. / MOTEL/ QUARTO - NOITE. 

SORAIA nervosa andando para um lado e para o outro quando THIAGO sai do banheiro só de cueca.

THIAGO: Ficar nervosa não vai adiantar.

SORAIA: Mas eu preciso entender o motivo de ele ter ido embora sem falar com ninguém. Eu estou com medo de que ele tenha se metido em alguma confusão. E uma confusão muito grande.

THIAGO: Mas mesmo se ele tiver se metido em algo, você não vai ter o que fazer. Ninguém pode fazer nada a não ser ele mesmo.

SORAIA: E como eu fico? E o Rodrigo?

THIAGO: Meu amor, você precisa relaxar. Daqui a pouco ele vai aparecer e você vai ter suas respostas.

SORAIA: Eu juro que se tiver outra mulher envolvida, eu mato o Otávio.

THIAGO: Quem ouve é capaz de acreditar que você ama o seu marido.

SORAIA: Não é questão de amar, é questão de imagem. O que as pessoas vão falar?

THIAGO termina de se arrumar.

THIAGO: Eu preciso voltar para casa, a Isabela ficou sozinha e eu disse que não ia demorar.

SORAIA: Eu tive uma ideia.

THIAGO: O que você vai aprontar?

SORAIA: Como Otávio foi embora, a gente assume o nosso relacionamento. Só assim eu não vou ser a mulher abandonada da cidade.

THIAGO: Você tá louca? Não faz um dia que seu marido saiu de casa, e você quer assumir um relacionamento? Depois ainda diz que pensa no filho.

SORAIA: Não ouse questionar minhas decisões. Faz anos que a gente fica junto, e esse é o melhor momento pra assumir.

THIAGO: Isso não é uma coisa que você tem que decidir sozinha, e agora eu não quero assumir nada.

SORAIA: Você está dizendo que não quer assumir o nosso relacionamento?

THIAGO: Eu nunca quis um relacionamento, você sabe disso muito bem. E agora eu tenho uma filha, não é tão fácil assim assumir algo de um dia para o outro. 

SORAIA: Mas a gente se ama, Thiago. Não tem mais motivos para manter essa relação às escondidas.

THIAGO: Você não entende que isso não tem futuro? Eu nunca quis assumir nada com você. Acho que a nossa relação é isso, a gente se encontra, transa, e cada um vai para a sua casa. Eu penso em construir uma família um dia, mas você não é a mulher com quem eu sonho acordar todos os dias.

SORAIA dá uma bofetada na cara de THIAGO. Corta para:

FIM DO CAPÍTULO 5

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Redescobrir - Capítulo 4



CENA 1 - EXT. / RODOVIÁRIA DE LAGUNA/SC / DESEMBARQUE - DIA.

THIAGO tímido abraça ISABELA que não retribui o abraço.

ISABELA (disfarçando a voz de choro): Eu preciso pegar minhas malas.

THIAGO: Pode deixar que eu pego pra você. 

THIAGO pega as malas, e os dois saem em direção ao carro. Corta para:

CENA 2 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

VALENTINA percebe que SORAIA está descendo as escadas e corre para a cozinha.

SORAIA (grita): Valentina?

VALENTINA nervosa aparece na sala de estar.

VALENTINA: Bom dia.

SORAIA: Só se for pra você. Cadê o Otávio?

VALENTINA: Ele passou por aqui cedo, disse que já tinha falado com a senhora.

SORAIA: Faz quanto tempo que ele saiu?

VALENTINA: Isso eu não sei.

SORAIA: Eu falei para você perguntar onde ele vai, para você prestar atenção nos detalhes. Qual a dificuldade disso? Até uma criança seria mais útil que você. Meu marido saiu cedo, sem nenhuma explicação, coisa que ele não costuma fazer e não tenho nenhuma informação porque minha empregada é uma imprestável.

SORAIA fica pensativa e faz um gesto com a mão para VALENTINA sair.

SORAIA (falando sozinha): O que o imprestável do meu marido está aprontando?! 

Ela pega o celular e liga para ele.

SORAIA (falando sozinha/irritada): Se eu descobrir que tem alguma vagabunda metida nisso, eu mato os dois!

A ligação cai na caixa postal e ela desliga. Corta para/:

CENA 3 - EXT. / CARRO DE THIAGO - DIA.

THIAGO e ISABELA em silêncio no carro.

THIAGO: Você fez boa viagem?

ISABELA: Normal. 

THIAGO: Eu sinto muito por tudo o que aconteceu.

ISABELA: Eu não quero falar sobre isso.

THIAGO: Tudo bem, mas quando quiser conversar...

Os dois voltam a ficar em silêncio. Corta para:

CENA 4 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - DIA.

SABRINA dormindo e YURI acaricia o cabelo da namorada. Ela acorda, ainda meio sonolenta, dá um sorriso ao perceber o carinho do garoto.

YURI: Bom dia, meu amor!

SABRINA: Como é bom acordar assim com você me fazendo carinho.

YURI: Você pode acordar assim todos os dias se quiser.

SABRINA: Do que você está falando?

YURI: Eu estava aqui pensando que a gente namora há mais de um ano e podíamos começar a planejar o nosso futuro juntos, você não acha?

SABRINA (surpresa): Você tá louco?

Após a reação da garota o clima fica tenso. Corta para:

CENA 5 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ SALA DE ESTAR - DIA.

Os dois entram no apartamento, e o clima continua tenso entre os dois.

THIAGO: O apartamento não é muito grande, mas eu acho que a gente vai conseguir se organizar.

ISABELA: Não tem problema.

THIAGO: Vem cá, vou te mostrar o quarto.

ISABELA segue THIAGO que coloca as malas da garota no quarto.

THIAGO: O quarto é seu, você pode arrumar do jeito que achar melhor. Eu vou preparar algo para comer.

ISABELA: Eu não estou com fome, pode ficar tranquilo.

THIAGO: Mas você vai comer, não vai ficar com o estômago vazio.

THIAGO deixa ISABELA sozinha e fecha a porta do quarto. ISABELA pega seu celular e faz uma chama de vídeo para RENAN que atende em seguida.

ISABELA: Acabei de chegar.

RENAN: E como você está? Como seu pai te tratou?

ISABELA: Está tudo tranquilo, ele tentando puxar conversa como se eu fosse chama-lo de pai e o tratar como meu melhor amigo. Acho que essa parte vai ser a mais difícil... ele é quase um estranho para mim.

Do lado de fora, THIAGO escuta a conversa de ISABELA com os olhos cheios d'água. Corta para:

CENA 6 - INT. / CASA DOS PEREIRA/ QUARTO DE SABRINA - DIA.

YURI se surpreende com a reação de SABRINA e para de fazer carinho na namorada.

YURI: Eu posso saber o motivo dessa reação exagerada?

SABRINA: Eu tenho dezesseis anos, Yuri. Eu não quero nada mais que um namoro. Eu amo você, espero que a gente possa construir algo juntos, mas não agora. Não tem motivos para ter pressa.

YURI: Se você me ama eu não entendo isso, idade não é desculpa.

SABRINA: Vamos terminar o ensino médio e depois a gente volta a falar nesse assunto, combinado?

YURI: Fazer o que, né?! Você promete que não tem outra pessoa envolvida?

SABRINA (estressada): É por essas suas crises de ciúmes que também não daria certo. É claro que não tem outra pessoa, Yuri. Se eu quisesse outra pessoa, não estaria com você. 

YURI (enche Sabrina de beijos): Me desculpa, me desculpa. Você sabe que o meu maior medo é perder você.

SABRINA tenta esconder o incômodo. Corta para:

CENA 7 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE ISABELA - DIA.

ISABELA continua falando com RENAN por chamada de vídeo.

RENAN: Espera só um instante que tem alguém na porta.

ISABELA: Se você quiser desligar...

RENAN: Claro que não! Me espera...

RENAN sai, voltando em seguida com um sorriso no rosto.

RENAN: Adivinha quem está aqui?

RENAN coloca a câmera para o lado mostrando JULIANA. 

JULIANA: Como estão as coisas amiga? Que saudade que eu já estou de você!

ISABELA: Nem me fala. (Ela tenta segurar o choro) Eu queria muito estar aí com vocês.

THIAGO bate na porta, e entra.

THIAGO: O almoço está pronto.

ISABELA: Eu já estou indo, obrigado!

THIAGO sai do quarto, e ISABELA se despede dos amigos. Corta para:

CENA 8 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

SORAIA tentando ligar para OTÁVIO sem sucesso. VALENTINA desce as escadas.

VALENTINA: Dona Soraia?

SORAIA: O que você quer?

VALENTINA: Eu fui arrumar a cama da senhora e achei isso.

VALENTINA entrega uma carta para a patroa:

SORAIA: O que é isso?

VALENTINA: Acho que foi o seu Otávio quem deixou.

"Soraia, 

Eu não posso entrar em detalhes, mas vou precisar me afastar por tempo indeterminado. Sei que não temos a melhor relação, mas só quero que saiba que eu jamais faria isso se não fosse necessário. Cuide de nosso menino enquanto eu estiver longe. Não tente me contatar!

Otávio."

SORAIA desmaia ao perceber que foi abandonada. Corta para:

CENA 9 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO DE THIAGO - DIA.

ISABELA bate na porta do quarto de THIAGO.

THIAGO: Pode entrar!

ISABELA abre a porta, e THIAGO está preparando algumas aulas.

ISABELA: Desculpe incomodar, mas eu estou indo andar um pouco de bicicleta, sair um pouco de casa.

THIAGO: Você sabe onde é? Quer que eu vá junto? Eu posso te fazer companhia.

ISABELA: Eu coloquei no GPS do celular, é perto daqui. E eu quero ir sozinha, não se preocupe.

THIAGO: Está bem, mas qualquer coisa pode me ligar.

ISABELA: Pode deixar!

ISABELA fecha a porta do quarto de THIAGO. Corta para:

CENA 10 - EXT. / PRAIA/ PISTA PARA CICLISTAS - DIA.

JONAS e RODRIGO correndo. RODRIGO cansado, para.

RODRIGO (ofegante): Eu não nasci para essa vida, eu juro pra você.

JONAS: Deixa de ser fresco, vamos de uma vez Rodrigo.

RODRIGO: Eu estou morrendo, eu não vou aguentar correr mais dois minutos. 

JONAS: Isso é o resultado de ficar trancado naquele quarto 24 horas por dia.

No momento em que os dois estão parados, ISABELA aparece com a bicicleta.

ISABELA (irritada): Eu não sei se vocês sabem, mas isso é uma ciclovia.

RODRIGO: Eu acabei parando aqui sem perceber, desculpa.

RODRIGO sai da pista, mas JONAS continua no mesmo lugar.

JONAS: Eu sei que isso é uma ciclovia, mas você poderia pelo menos ser educada e pedir com licença.

ISABELA (cada vez mais irritada): Eu não preciso pedir licença se não era nem pra estarem aqui.

JONAS: Gentileza gera gentileza, já ouviu? Sua mãe não lhe deu educação? 

ISABELA (ao ouvir sobre a mãe, muda o semblante e aumenta a voz ainda mais): Você vai sair da minha frente ou eu...

JONAS: Ou você o que? O que você vai fazer se eu não sair daqui?

Foco no olhar irritado de ISABELA. Corta para/:


FIM DO CAPÍTULO 4

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Quente, “Astro” de Pedro Sampaio deve dominar as paradas no verão

 


NOTA: 4/5

O álbum “ASTRO" de Pedro Sampaio chega com a promessa de dominar as playlists do verão. Com produções impecáveis e uma mistura de ritmos que vai do funk ao pop, Pedro se consolida como um dos maiores hitmakers da música brasileira. Cada faixa parece pensada para incendiar as pistas e embalar as festas da estação mais quente do ano.

Uma das grandes novidades do projeto é a nova parceria com Luísa Sonza, que se mostrou tão poderosa quanto o sucesso anterior dos dois artistas. A química entre eles é inegável, e a faixa se destaca como uma das melhores do álbum, com uma batida envolvente e um refrão que gruda na cabeça.

“ASTRO” também surpreende ao apresentar um lado mais introspectivo de Pedro Sampaio em faixas como “Prece” e “Minha Vida”, que fecha o álbum de forma inesperadamente emocional. Essas músicas trazem uma sonoridade mais intimista, revelando um Pedro mais vulnerável e pessoal, sem perder a qualidade de produção que permeia todo o projeto.

Pedro Sampaio prova, mais uma vez, que sabe como criar hits cativantes, mas “ASTRO” também mostra que ele é capaz de entregar momentos de reflexão e profundidade. Com essa combinação, o álbum se torna a trilha sonora perfeita para quem quer aproveitar o verão com energia, diversão e um toque de introspecção.

Falhas no enredo e protagonistas apagados contribuem para o marasmo que é “Bang Bang”

A novela "Bang Bang", exibida pela Rede Globo em 2005, prometia uma combinação inovadora de faroeste e comédia, um ousado empreendimento na teledramaturgia brasileira. No entanto, o que observei ao longo dos quase 40 capítulos que já assisti foi uma trama que, apesar de um conceito intrigante, falhou em prender a atenção do público. Um dos maiores problemas da novela foi a falta de acontecimentos significativos que realmente impulsionassem a história.

A narrativa parecia estagnada, com episódios prolongados em que pouco ou nada de relevante ocorria. Em vez de um enredo dinâmico e cheio de ação, como se esperava de uma trama inspirada no faroeste, a novela se arrastava com um ritmo monótono que dificultava o envolvimento dos espectadores.

Embora o casal protagonista, Ben Silver (Bruno Garcia) e Diana Bullock (Fernanda Lima), tivesse uma química evidente e promissora, sua presença era frequentemente limitada. Quando apareciam, suas interações demonstravam um potencial real para criar uma conexão emocional com o público, mas a pouca frequência de suas participações enfraquecia esse impacto. O resultado foi uma trama que carecia de um núcleo central forte e envolvente.

Além disso, a novela foi marcada por uma superabundância de personagens que, na prática, não contribuíam de maneira significativa para o desenvolvimento da história. O elenco numeroso parecia estar ali apenas para preencher espaço, com muitos papéis sem propósito claro ou relevância. Essa dispersão de personagens não só diluía o foco narrativo, mas também agravava o ritmo lento da trama. Com a mudança de autor a partir do capítulo 59, espero que “Bang Bang” possa pelo menos me entreter ou até mesmo divertir, já que Carlos Lombardi é um mestre do horário.

"Bang Bang" tinha o potencial para se destacar na teledramaturgia, mas acabou se perdendo em sua própria falta de direção. Com poucos acontecimentos impactantes, protagonistas com potencial mas pouco explorado, e uma infinidade de personagens sem função clara, a novela foi um tiro no escuro – e, infelizmente, errou o alvo.







Redescobrir - Capítulo 3



CENA 1 - EXT. / RODOVIÁRIA/ PLATAFORMA DE EMBARQUE - NOITE.

TRÊS DIAS DEPOIS

RENAN ajuda ISABELA colocar as malas no ônibus. JULIANA e EULÁLIA esperam os dois se despedirem.

RENAN (segurando o choro): Acho que está na hora, né?

ISABELA (chorando): Promete que não vai me esquecer?

RENAN não consegue segurar o choro e a abraça.

RENAN: Eu nunca vou esquecer de você, e você sabe que tudo isso é temporário. Sua casa vai continuar aqui te esperando. Eu vou continuar aqui esperando por você.

ISABELA: Eu vou voltar, eu prometo que assim que eu puder, eu volto.

RENAN: Eu não consigo acreditar em tudo isso que está acontecendo. Eu juro que queria estar do seu lado.

ISABELA: Você não precisa se desculpar, de qualquer maneira você vai estar comigo independente se eu tiver aqui ou lá.

O motorista liga o ônibus. Os dois se abraçam emocionados, aos poucos se afastam e suas bocas se encontram em um beijo tímido. 

RENAN: Boa viagem, até breve. Eu te amo!

ISABELA: Eu te amo! 

ISABELA aos prantos se despede de EULÁLIA e JULIANA e embarca no ônibus. Corta para:

CENA 2 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO - NOITE.

SORAIA junta suas coisas em silêncio enquanto THIAGO a observa da cama.

THIAGO: Você não vai falar nada?

SORAIA continua em silêncio.

THIAGO: Fala alguma coisa!

SORAIA (nervosa): Falar o que? Nunca passou pela sua cabeça me dizer que tinha uma filha de dezesseis anos? E pior, quando você teve a ideia de me dar essa notícia no meio do sexo? E pior ainda, dizer que eu não vou mais poder aparecer aqui porque a mesma vai estudar na sala do meu filho. O que você quer que eu fale? 

THIAGO: Mas nós vamos dar nosso jeito, Soraia. Me perdoa não conseguir descobrir com antecedência sobre a morte da mãe da minha filha. Você precisa entender que nem tudo gira em torno do seu umbigo, e a minha filha pela primeira vez precisa de mim, e eu preciso fazer alguma coisa. Você acha mesmo que é em mim e em você que eu estou pensando diante dessa situação? 

SORAIA: O pior é isso. Você nem ao menos se preocupa com a gente, você só está preocupado em dar o melhor para essa garota que caiu de paraquedas na sua vida. Você não entende que nunca vai ser o pai dela? Ela tem dezesseis anos, e viveu muito bem sem você. Por que não deixar a garota morar com a vizinha como ela pediu? 

THIAGO (enfurecido): Você não fale o que não sabe. Eu era novo quando a Helena engravidou, cheguei a pedi-la em casamento, mas ela não quis se mudar. Eu não podia largar tudo aqui e ir morar com ela. Mas isso não quer dizer que eu não quis saber da minha filha nesses anos todos. Eu sempre mandei dinheiro, sempre ligava em seu aniversário para falar com ela.

SORAIA: E você acha que isso é ser pai?

THIAGO: Não, mas eu acho que nunca é tarde para se tornar um. Até então ela teve uma mãe maravilhosa ao lado dela, a partir de agora, vou fazer de tudo para ela ter um pai. E se eu tiver que colocar a minha relação com ela na frente da nossa, eu irei. Você tem uma família, agora, mesmo sem planejar, eu vou ter uma também.

SORAIA: Eu nunca fui tão humilhada em toda a minha vida, Thiago. Mas me aguarde, isso não vai ficar assim. É fácil para você falar essas coisas, me tratar como essas vagabundas de esquina, mas você vai se arrepender.

THIAGO: Você é louca? Eu apenas te contei que a minha filha está vindo morar comigo, e vamos ter que ter outro lugar. Olha o que você está dizendo...

SORAIA deixa ele falando sozinho e vai embora. Corta para:


CENA 3 - EXT. / CASA DE PRAIA DOS PEREIRA/PISCINA - NOITE.

JONAS e RODRIGO chegam e a festa já está acontecendo. 

RODRIGO: Parece que a gente chegou na metade da festa.

JONAS: Pelo jeito chegamos na melhor hora. Bora aproveitar os últimos dias de férias?

JONAS pega duas bebidas, uma para ele e outra para RODRIGO. Corta para:


CENA 4 - EXT. / CASA DOS PEREIRA/PISTA DE DANÇA - NOITE.

SABRINA e YURI dançam, até a garota ser surpreendida pelo namorado, que a pega pelo braço e a leva para dentro de casa, na cozinha.

SABRINA: O que você está fazendo? Você está me machucando!

YURI: Vai trocar essa saia, coloca algo mais comprido.

SABRINA: Você ficou louco? 

YURI (irritado): Vai trocar essa roupa. Agora!

SABRINA: Eu posso saber o motivo desse show todo?

YURI: Você estava dançando e tinha um garoto te secando. Vá trocar agora essa roupa! Namorada minha não se veste como uma piranha.

SABRINA: Eu não admito que fale assim comigo!

YURI a pega forte pelo braço no mesmo momento em que JONAS chega na cozinha.

JONAS: Está tudo bem por aqui?

SABRINA e YURI ficam tensos com a chegada de JONAS. Corta para:


CENA 5 - INT. / CASA DOS MARINHO/ BANHEIRO - NOITE.

OTÁVIO atende seu celular que está tocando sem parar.

OTÁVIO: Quem é?

NORBERTO (O.S.): Você sabe quem está falando. Eu quero saber do meu dinheiro. Faz dias que você não aparece e o tempo acabou.

OTÁVIO (nervoso): Eu não posso falar agora, preciso desligar!

NORBERTO (O.S.): Eu vou lhe dar mais uma semana. Nada mais que isso.

OTÁVIO (nervoso): Você sabe que eu estou tentando conseguir, mas está difícil. Mas eu vou dar meu jeito.

NORBERTO (O.S.): Eu posso não saber seu nome e onde mora, mas isso não quer dizer que eu não descubra. 

OTÁVIO (nervoso): Você sabe meu nome!

NORBERTO (O.S.): Você não está lidando com amadores, eu já te falei isso várias vezes. (pausa) Uma semana para eu não ir atrás de você e de sua família. É melhor ser rápido, porque se esse dinheiro não estiver na minha mão em uma semana...

NORBERTO desliga o celular deixando OTÁVIO sem reação. SORAIA entra no quarto e percebe que OTÁVIO está trancado no banheiro. Ela bate na porta e ele se assusta. OTÁVIO abre a porta irritado.

OTÁVIO: Não posso ir no banheiro em paz?

SORAIA: Você nunca tranca a porta, fiquei preocupada.

OTÁVIO: Você preocupada? Conta outra piada.

SORAIA: Aconteceu alguma coisa?

OTÁVIO: Aconteceu. Eu casei com você!

SORAIA: Quem você pensa que é para falar assim comigo?

OTÁVIO: Eu sou quem te deu uma vida de rainha.

SORAIA fica tão irritada que não consegue falar nada, OTÁVIO se deita e desliga as luzes. Corta para:


CENA 6 - INT. / CASA DOS PEREIRA/COZINHA - NOITE.

YURI solta rapidamente o braço de SABRINA e tenta disfarçar o clima.

YURI: O que você está fazendo aqui? A festa é lá fora.

JONAS: Eu não estou falando com você. Está tudo bem, Sabrina?

SABRINA: Está tudo bem Jonas, estamos apenas conversando. Pode voltar para a festa!

JONAS encara YURI e sai, deixando-os a sós.

SABRINA: Viu o que você fez? E se ele sair espalhando que você pegou no meu braço? 

YURI: E você acha bonito ficar se mostrando como se fosse uma piranha? 

SABRINA: Olha bem como você fala comigo, Yuri. Se você não está feliz com a forma que vivo ou me visto, procure outra.

YURI: O que você está falando? Você está terminando comigo?

SABRINA: Você é quem está dizendo que não está feliz comigo.

YURI: Você precisa entender que eu é quem coloco um ponto final, não você. Seu pai me ama, ele não vai querer que sua filha...

SABRINA: Que sua filha o que?

YURI: Que sua filha volte ser a vagabunda que era antes de me conhecer.

SABRINA tenta dar um tapa em YURI, mas o garoto consegue impedi-la segurando sua mão.

YURI: Agora vai trocar essa roupa antes que eu perca mais a minha paciência.

Ele larga a mão da garota que vai em direção ao seu quarto para trocar de roupa. Corta para:


CENA 7 - EXT. / CASA DOS PEREIRA/ PISCINA - NOITE.

Sentado perto da piscina, RODRIGO é surpreendido por JONAS nervoso.

RODRIGO: O que aconteceu?

JONAS: Você acredita que eu flagrei uma discussão do Yuri com a Sabrina, e ele pegando ela pelo braço?

RODRIGO: Não se mete, Jonas. Você sabe como eles são, né? Se matam e depois sempre estão morrendo de amores um pelo outro.

JONAS: Que tipo de homem é esse que consegue machucar uma mulher? Tive que me segurar para não arrebentar a cara dele.

RODRIGO: Eu já flagrei uma briga deles um tempo atrás, logo que começaram a namorar. E adivinha? Quando tentei falar para o pai dela, ele ainda ficou contra a própria filha. Eu tentei perguntar para a Sabrina se ela precisava de ajuda, ela me meteu a boca, disse para eu não me meter no relacionamento dela. Mas agora relaxa, não estraga tua festa por isso. A gente tenta ajudar, mas não pode fazer milagre.

JONAS: Falando em curtir, por que você está aqui? Vamos para a pista!

RODRIGO: Eu estou bem aqui, me divertindo. Vai lá!

JONAS: Se você não aparecer lá eu venho te buscar, ouviu? Agora eu vou, porque a Vanessa está me esperando.

RODRIGO: Ela deve estar muito bêbada para estar te beijando. 

JONAS: Nenhuma garota normal resiste ao meu charme.

RODRIGO: Iludido!

JONAS volta para a pista de dança, e RODRIGO observa JONAS e VANESSA de longe. Desanimado, ao som de "Mesmo Sem Estar - Luan Santana part. Sandy", ele vai embora. Corta para:


CENA 8 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

RODRIGO chega em casa e surpreende OTÁVIO na sala.

OTÁVIO: Você está chegando agora?

RODRIGO: Sim, eu fui em uma festa com o Jonas.

OTÁVIO: Se divertiram?

RODRIGO: É... Um pouco!

OTÁVIO vai até RODRIGO e o abraça forte, surpreendendo o garoto.

RODRIGO: Aconteceu alguma coisa pai?

OTÁVIO: Não, eu só quero que você saiba que eu te amo muito. E tudo o que eu faço é pela nossa família.

RODRIGO: Eu também amo você. E tenho muito orgulho do homem que é.

OTÁVIO tenta disfarçar a tristeza ao ouvir as palavras do filho e se afasta.

OTÁVIO: Vai descansar, vai! Até mais tarde.

RODRIGO: Até mais tarde!

RODRIGO vai para o quarto e OTÁVIO vai até a cozinha, chorando em seguida. VALENTINA entra e ele tenta disfarçar.

VALENTINA: Desculpe, eu não sabia que o senhor estava aqui.

OTÁVIO: Não tem problema.

VALENTINA: Aconteceu alguma coisa, seu Otávio? Se precisar desabafar...

OTÁVIO: Eu estou com alguns problemas e vou precisar ficar fora por algumas semanas. Eu só preciso que você tome conta do Rodrigo, não deixe aquela louca enlouquecer meu filho.

VALENTINA: Mas qual o motivo de você ficar fora? A Soraia sabe? Se eu não ter uma resposta para cada pergunta que ela vai fazer, eu estou morta. E no sentido real da palavra.

OTÁVIO: Eu deixei uma mensagem para ela, você não precisa se preocupar. Só preciso que você fique de olho enquanto eu estiver fora.

VALENTINA: Pode contar comigo, você sabe. 

VALENTINA preocupada, abraça o patrão que sai pela porta dos fundos. Corta para:


CENA 9 - EXT. / RODOVIÁRIA DE LAGUNA/SC / DESEMBARQUE - DIA.

THIAGO se levanta ao avistar o ônibus chegando. Todos desembarcam, ISABELA é a última a sair. Os dois se encaram. Corta para:

FIM DO CAPÍTULO 3

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.
© all rights reserved
made with by templateszoo