Redescobrir - Capítulo 3



CENA 1 - EXT. / RODOVIÁRIA/ PLATAFORMA DE EMBARQUE - NOITE.

TRÊS DIAS DEPOIS

RENAN ajuda ISABELA colocar as malas no ônibus. JULIANA e EULÁLIA esperam os dois se despedirem.

RENAN (segurando o choro): Acho que está na hora, né?

ISABELA (chorando): Promete que não vai me esquecer?

RENAN não consegue segurar o choro e a abraça.

RENAN: Eu nunca vou esquecer de você, e você sabe que tudo isso é temporário. Sua casa vai continuar aqui te esperando. Eu vou continuar aqui esperando por você.

ISABELA: Eu vou voltar, eu prometo que assim que eu puder, eu volto.

RENAN: Eu não consigo acreditar em tudo isso que está acontecendo. Eu juro que queria estar do seu lado.

ISABELA: Você não precisa se desculpar, de qualquer maneira você vai estar comigo independente se eu tiver aqui ou lá.

O motorista liga o ônibus. Os dois se abraçam emocionados, aos poucos se afastam e suas bocas se encontram em um beijo tímido. 

RENAN: Boa viagem, até breve. Eu te amo!

ISABELA: Eu te amo! 

ISABELA aos prantos se despede de EULÁLIA e JULIANA e embarca no ônibus. Corta para:

CENA 2 - INT. / APARTAMENTO DE THIAGO/ QUARTO - NOITE.

SORAIA junta suas coisas em silêncio enquanto THIAGO a observa da cama.

THIAGO: Você não vai falar nada?

SORAIA continua em silêncio.

THIAGO: Fala alguma coisa!

SORAIA (nervosa): Falar o que? Nunca passou pela sua cabeça me dizer que tinha uma filha de dezesseis anos? E pior, quando você teve a ideia de me dar essa notícia no meio do sexo? E pior ainda, dizer que eu não vou mais poder aparecer aqui porque a mesma vai estudar na sala do meu filho. O que você quer que eu fale? 

THIAGO: Mas nós vamos dar nosso jeito, Soraia. Me perdoa não conseguir descobrir com antecedência sobre a morte da mãe da minha filha. Você precisa entender que nem tudo gira em torno do seu umbigo, e a minha filha pela primeira vez precisa de mim, e eu preciso fazer alguma coisa. Você acha mesmo que é em mim e em você que eu estou pensando diante dessa situação? 

SORAIA: O pior é isso. Você nem ao menos se preocupa com a gente, você só está preocupado em dar o melhor para essa garota que caiu de paraquedas na sua vida. Você não entende que nunca vai ser o pai dela? Ela tem dezesseis anos, e viveu muito bem sem você. Por que não deixar a garota morar com a vizinha como ela pediu? 

THIAGO (enfurecido): Você não fale o que não sabe. Eu era novo quando a Helena engravidou, cheguei a pedi-la em casamento, mas ela não quis se mudar. Eu não podia largar tudo aqui e ir morar com ela. Mas isso não quer dizer que eu não quis saber da minha filha nesses anos todos. Eu sempre mandei dinheiro, sempre ligava em seu aniversário para falar com ela.

SORAIA: E você acha que isso é ser pai?

THIAGO: Não, mas eu acho que nunca é tarde para se tornar um. Até então ela teve uma mãe maravilhosa ao lado dela, a partir de agora, vou fazer de tudo para ela ter um pai. E se eu tiver que colocar a minha relação com ela na frente da nossa, eu irei. Você tem uma família, agora, mesmo sem planejar, eu vou ter uma também.

SORAIA: Eu nunca fui tão humilhada em toda a minha vida, Thiago. Mas me aguarde, isso não vai ficar assim. É fácil para você falar essas coisas, me tratar como essas vagabundas de esquina, mas você vai se arrepender.

THIAGO: Você é louca? Eu apenas te contei que a minha filha está vindo morar comigo, e vamos ter que ter outro lugar. Olha o que você está dizendo...

SORAIA deixa ele falando sozinho e vai embora. Corta para:


CENA 3 - EXT. / CASA DE PRAIA DOS PEREIRA/PISCINA - NOITE.

JONAS e RODRIGO chegam e a festa já está acontecendo. 

RODRIGO: Parece que a gente chegou na metade da festa.

JONAS: Pelo jeito chegamos na melhor hora. Bora aproveitar os últimos dias de férias?

JONAS pega duas bebidas, uma para ele e outra para RODRIGO. Corta para:


CENA 4 - EXT. / CASA DOS PEREIRA/PISTA DE DANÇA - NOITE.

SABRINA e YURI dançam, até a garota ser surpreendida pelo namorado, que a pega pelo braço e a leva para dentro de casa, na cozinha.

SABRINA: O que você está fazendo? Você está me machucando!

YURI: Vai trocar essa saia, coloca algo mais comprido.

SABRINA: Você ficou louco? 

YURI (irritado): Vai trocar essa roupa. Agora!

SABRINA: Eu posso saber o motivo desse show todo?

YURI: Você estava dançando e tinha um garoto te secando. Vá trocar agora essa roupa! Namorada minha não se veste como uma piranha.

SABRINA: Eu não admito que fale assim comigo!

YURI a pega forte pelo braço no mesmo momento em que JONAS chega na cozinha.

JONAS: Está tudo bem por aqui?

SABRINA e YURI ficam tensos com a chegada de JONAS. Corta para:


CENA 5 - INT. / CASA DOS MARINHO/ BANHEIRO - NOITE.

OTÁVIO atende seu celular que está tocando sem parar.

OTÁVIO: Quem é?

NORBERTO (O.S.): Você sabe quem está falando. Eu quero saber do meu dinheiro. Faz dias que você não aparece e o tempo acabou.

OTÁVIO (nervoso): Eu não posso falar agora, preciso desligar!

NORBERTO (O.S.): Eu vou lhe dar mais uma semana. Nada mais que isso.

OTÁVIO (nervoso): Você sabe que eu estou tentando conseguir, mas está difícil. Mas eu vou dar meu jeito.

NORBERTO (O.S.): Eu posso não saber seu nome e onde mora, mas isso não quer dizer que eu não descubra. 

OTÁVIO (nervoso): Você sabe meu nome!

NORBERTO (O.S.): Você não está lidando com amadores, eu já te falei isso várias vezes. (pausa) Uma semana para eu não ir atrás de você e de sua família. É melhor ser rápido, porque se esse dinheiro não estiver na minha mão em uma semana...

NORBERTO desliga o celular deixando OTÁVIO sem reação. SORAIA entra no quarto e percebe que OTÁVIO está trancado no banheiro. Ela bate na porta e ele se assusta. OTÁVIO abre a porta irritado.

OTÁVIO: Não posso ir no banheiro em paz?

SORAIA: Você nunca tranca a porta, fiquei preocupada.

OTÁVIO: Você preocupada? Conta outra piada.

SORAIA: Aconteceu alguma coisa?

OTÁVIO: Aconteceu. Eu casei com você!

SORAIA: Quem você pensa que é para falar assim comigo?

OTÁVIO: Eu sou quem te deu uma vida de rainha.

SORAIA fica tão irritada que não consegue falar nada, OTÁVIO se deita e desliga as luzes. Corta para:


CENA 6 - INT. / CASA DOS PEREIRA/COZINHA - NOITE.

YURI solta rapidamente o braço de SABRINA e tenta disfarçar o clima.

YURI: O que você está fazendo aqui? A festa é lá fora.

JONAS: Eu não estou falando com você. Está tudo bem, Sabrina?

SABRINA: Está tudo bem Jonas, estamos apenas conversando. Pode voltar para a festa!

JONAS encara YURI e sai, deixando-os a sós.

SABRINA: Viu o que você fez? E se ele sair espalhando que você pegou no meu braço? 

YURI: E você acha bonito ficar se mostrando como se fosse uma piranha? 

SABRINA: Olha bem como você fala comigo, Yuri. Se você não está feliz com a forma que vivo ou me visto, procure outra.

YURI: O que você está falando? Você está terminando comigo?

SABRINA: Você é quem está dizendo que não está feliz comigo.

YURI: Você precisa entender que eu é quem coloco um ponto final, não você. Seu pai me ama, ele não vai querer que sua filha...

SABRINA: Que sua filha o que?

YURI: Que sua filha volte ser a vagabunda que era antes de me conhecer.

SABRINA tenta dar um tapa em YURI, mas o garoto consegue impedi-la segurando sua mão.

YURI: Agora vai trocar essa roupa antes que eu perca mais a minha paciência.

Ele larga a mão da garota que vai em direção ao seu quarto para trocar de roupa. Corta para:


CENA 7 - EXT. / CASA DOS PEREIRA/ PISCINA - NOITE.

Sentado perto da piscina, RODRIGO é surpreendido por JONAS nervoso.

RODRIGO: O que aconteceu?

JONAS: Você acredita que eu flagrei uma discussão do Yuri com a Sabrina, e ele pegando ela pelo braço?

RODRIGO: Não se mete, Jonas. Você sabe como eles são, né? Se matam e depois sempre estão morrendo de amores um pelo outro.

JONAS: Que tipo de homem é esse que consegue machucar uma mulher? Tive que me segurar para não arrebentar a cara dele.

RODRIGO: Eu já flagrei uma briga deles um tempo atrás, logo que começaram a namorar. E adivinha? Quando tentei falar para o pai dela, ele ainda ficou contra a própria filha. Eu tentei perguntar para a Sabrina se ela precisava de ajuda, ela me meteu a boca, disse para eu não me meter no relacionamento dela. Mas agora relaxa, não estraga tua festa por isso. A gente tenta ajudar, mas não pode fazer milagre.

JONAS: Falando em curtir, por que você está aqui? Vamos para a pista!

RODRIGO: Eu estou bem aqui, me divertindo. Vai lá!

JONAS: Se você não aparecer lá eu venho te buscar, ouviu? Agora eu vou, porque a Vanessa está me esperando.

RODRIGO: Ela deve estar muito bêbada para estar te beijando. 

JONAS: Nenhuma garota normal resiste ao meu charme.

RODRIGO: Iludido!

JONAS volta para a pista de dança, e RODRIGO observa JONAS e VANESSA de longe. Desanimado, ao som de "Mesmo Sem Estar - Luan Santana part. Sandy", ele vai embora. Corta para:


CENA 8 - INT. / CASA DOS MARINHO/ SALA DE ESTAR - DIA.

RODRIGO chega em casa e surpreende OTÁVIO na sala.

OTÁVIO: Você está chegando agora?

RODRIGO: Sim, eu fui em uma festa com o Jonas.

OTÁVIO: Se divertiram?

RODRIGO: É... Um pouco!

OTÁVIO vai até RODRIGO e o abraça forte, surpreendendo o garoto.

RODRIGO: Aconteceu alguma coisa pai?

OTÁVIO: Não, eu só quero que você saiba que eu te amo muito. E tudo o que eu faço é pela nossa família.

RODRIGO: Eu também amo você. E tenho muito orgulho do homem que é.

OTÁVIO tenta disfarçar a tristeza ao ouvir as palavras do filho e se afasta.

OTÁVIO: Vai descansar, vai! Até mais tarde.

RODRIGO: Até mais tarde!

RODRIGO vai para o quarto e OTÁVIO vai até a cozinha, chorando em seguida. VALENTINA entra e ele tenta disfarçar.

VALENTINA: Desculpe, eu não sabia que o senhor estava aqui.

OTÁVIO: Não tem problema.

VALENTINA: Aconteceu alguma coisa, seu Otávio? Se precisar desabafar...

OTÁVIO: Eu estou com alguns problemas e vou precisar ficar fora por algumas semanas. Eu só preciso que você tome conta do Rodrigo, não deixe aquela louca enlouquecer meu filho.

VALENTINA: Mas qual o motivo de você ficar fora? A Soraia sabe? Se eu não ter uma resposta para cada pergunta que ela vai fazer, eu estou morta. E no sentido real da palavra.

OTÁVIO: Eu deixei uma mensagem para ela, você não precisa se preocupar. Só preciso que você fique de olho enquanto eu estiver fora.

VALENTINA: Pode contar comigo, você sabe. 

VALENTINA preocupada, abraça o patrão que sai pela porta dos fundos. Corta para:


CENA 9 - EXT. / RODOVIÁRIA DE LAGUNA/SC / DESEMBARQUE - DIA.

THIAGO se levanta ao avistar o ônibus chegando. Todos desembarcam, ISABELA é a última a sair. Os dois se encaram. Corta para:

FIM DO CAPÍTULO 3

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Os álbuns lançados em 2003



O ano de 2003 foi marcante para a música brasileira, trazendo uma onda de lançamentos que ficaram gravados na memória do público e influenciaram a cena musical por anos a fio. De sertanejo a pop, passando pelo rock e o samba, o Brasil viu nascerem canções e álbuns que se tornaram verdadeiros clássicos. Vamos relembrar alguns dos principais lançamentos nacionais de 2003.


Skank – "Cosmotron" 
 
Em 2003, o Skank mostrou toda sua versatilidade com o álbum "Cosmotron", um trabalho que marcou uma mudança em seu som, flertando mais com o rock do que com o reggae e o ska, que até então eram sua marca registrada. O disco trouxe sucessos como “Dois Rios” e “Vou Deixar”, que rapidamente conquistaram as rádios e as paradas de sucesso.


Los Hermanos – "Ventura"  

Este foi o ano em que o Los Hermanos lançou "Ventura", um dos discos mais aclamados pela crítica e pelos fãs. Com faixas como “Cara Estranho”, “O Vencedor” e “Último Romance”, o álbum reforçou a imagem da banda como uma das mais criativas e respeitadas do cenário alternativo brasileiro, trazendo letras profundas e arranjos complexos.


Zeca Pagodinho – "Acústico MTV"  

Zeca Pagodinho trouxe em 2003 o seu álbum "Acústico MTV", que inclui a faixa "Deixa a Vida Me Levar", uma das músicas mais emblemáticas de sua carreira. O samba de Zeca conquistou o Brasil e se tornou um verdadeiro hino, reforçando sua posição como um dos maiores sambistas do país.

Ivete Sangalo – "Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso"  

Ivete Sangalo também brilhou em 2003 com o lançamento do álbum "Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso". Este trabalho trouxe hits como “Sorte Grande”, também conhecida como “Poeira”, que rapidamente se tornou uma das músicas mais tocadas do ano e que até hoje é sinônimo de animação nos carnavais pelo Brasil.




Sandy & Junior – "Identidade" 
 
2003 foi um ano importante para Sandy & Junior, que lançaram "Identidade", mostrando uma transição para uma fase mais madura de suas carreiras. O álbum trouxe faixas como “Encanto” e “Desperdiçou”, que se tornaram hits entre os jovens da época e marcaram a trajetória da dupla.


Pitty – "Admirável Chip Novo" 
 
Por fim, 2003 também foi o ano de estreia da cantora Pitty com o álbum "Admirável Chip Novo". Este disco trouxe uma nova força ao rock brasileiro, com letras provocativas e uma sonoridade intensa. Sucessos como “Máscara” e “Teto de Vidro” marcaram o início de uma carreira brilhante e influente na música nacional.


Wanessa Camargo

Ainda mais pop que os álbuns anteriores, Wanessa Camargo se firmava ainda mais em sua carreira musical com o lançamento do seu terceiro álbum de estúdio, “Wanessa Camargo”. O projeto contou com as faixas “Um Dia… Meu Primeiro Amor”, “Filme de Amor”, “Paga Pra Ver” e o grande sucesso “Sem Querer”, uma das faixas mais lembradas da discografia da artista até hoje.

2003 foi, sem dúvida, um ano de ouro para a música brasileira, com lançamentos que continuam a ecoar nas playlists e corações até hoje. Esses álbuns não apenas definiram o som de uma geração, mas também deixaram um legado duradouro, mostrando a riqueza e a diversidade da nossa música. Para os fãs que viveram esse período, é sempre bom relembrar esses momentos e redescobrir esses clássicos que nunca saem de moda. 

Xuxa está de volta à TV Globo: A Rainha dos Baixinhos estará no Fantástico em 2025!

É oficial: Xuxa Meneghel, a eterna Rainha dos Baixinhos, está de volta à TV Globo! Em um movimento que já está gerando grande expectativa entre os fãs, a apresentadora mais querida do Brasil retorna à emissora onde consolidou sua carreira, agora para integrar o elenco do Fantástico em 2025.

Após alguns anos longe das telinhas da Globo, Xuxa trará sua energia contagiante e seu carisma inconfundível para as noites de domingo, com um quadro especial no programa. Detalhes sobre o conteúdo do quadro ainda estão sendo mantidos em segredo, mas rumores indicam que ele será recheado de nostalgia, surpresas e, claro, a presença dos "baixinhos" que tanto marcaram a trajetória da apresentadora.

Desde os anos 80, Xuxa se tornou um ícone da televisão brasileira, levando alegria e entretenimento para milhões de lares. Seu retorno à Globo é visto como um reencontro histórico com o público que a acompanhou durante décadas e que agora poderá reviver momentos mágicos.

A estreia de Xuxa no Fantástico está prevista para o início de 2025, e a expectativa é altíssima. Não há dúvidas de que a apresentadora trará novidades emocionantes e conquistará, mais uma vez, os corações dos brasileiros.

Fique ligado, porque a Rainha dos Baixinhos está de volta para fazer história novamente! 

Redescobrir - Capítulo 2


CENA 1 - INT. / HOSPITAL/RECEPÇÃO - NOITE. 


ISABELA e RENAN chegam no hospital e ela vai falar com a recepcionista. 

ISABELA (nervosa): Me ligaram dizendo que minha mãe tinha sofrido um acidente, e eu preciso muito saber como ela está moça. Ela está bem? Eu posso vê-la?

RECEPCIONISTA: Como é o nome de sua mãe? 

ISABELA (tentando controlar o choro): Helena Alves. 

RENAN abraça a amiga tentando acalma-la. 

ISABELA (chora): E se acontecer algo com a minha mãe, Renan? Eu não vou aguentar. A gente que deveria ter saído.

RENAN: Você sabe que a sua mãe não gosta que você compre bebida alcóolica, mesmo o dono do mercado conhecendo a sua mãe e permitindo. Ela vai ficar bem!

ISABELA (chora): Eu não acredito que isso está acontecendo!

RENAN: Isa, você precisa se acalmar e ser forte. Logo eles vão trazer alguma notícia sobre ela, e precisamos ter fé e acreditar que não seja nada grave.

ISABELA chora no ombro do amigo, e em seguida Eulália, mãe de RENAN, chega no hospital e abraça ambos. 

EULÁLIA: Alguma notícia? Venha cá, minha garotinha.

Eulália abre os braços para confortar Isabela, que chora ainda mais.

ISABELA: E se alguma coisa acontecer com a minha mãe, tia? 

EULÁLIA: Olha aqui para mim, você precisa ser forte! Vamos esperar alguma notícia dos médicos, não devemos nos desesperar agora.

EULÁLIA abraça a garota com força e olha preocupada para RENAN. Corta para:


CENA 2 - INT. / CASA DOS MARINHO/QUARTO DE RODRIGO - NOITE.

RODRIGO deitado na cama, e JONAS sentado em uma poltrona no quarto. 

JONAS: Eu nunca pensei que fosse sentir saudades do colégio, mas nessas férias, não teve absolutamente nada nessa cidade.

RODRIGO: Nem mesmo o pessoal do colégio se reuniu. As coisas foram bem diferentes nesse verão.

JONAS: Mas daqui alguns dias temos a festa na casa da Sabrina, pelo menos é alguma coisa.

RODRIGO: O problema é ter que aturar o embuste do namorado dela.

JONAS: Mas ele não vai arranjar confusão na festa, vai ter muita gente e ele é covarde, não vai arriscar.

RODRIGO: Eu não duvido que ele acabe com a festa no final das contas. O Yuri acha que pelo pai dele ter um cargo na prefeitura, ele é o rei da cidade.

SORAIA entra irritada no quarto de RODRIGO sem bater, assustando os garotos. Corta para:


CENA 3 - INT. / HOSPITAL/RECEPÇÃO - NOITE.

EULÁLIA se levanta e vai até a recepcionista. 

EULÁLIA: Alguma notícia?

RECEPCIONISTA: Ela continua na sala de cirurgia. 

EULÁLIA: Obrigado. 

EULÁLIA vai se sentar quando avista o doutor. Ela, RENAN e ISABELA vão até ele.

ISABELA: Por favor, doutor. Eu preciso de notícias sobre a minha mãe, por favor!

Foca no rosto do doutor. Corta para:


CENA 4 - INT. / CASA DOS MARINHO/QUARTO DE RODRIGO - NOITE.

RODRIGO se irrita com SORAIA, e levanta da cama.

RODRIGO: Quantas vezes eu vou ter que falar para você bater na porta?

SORAIA (para JONAS): Você não acha que já está tarde? 

JONAS (para RODRIGO): Eu vou indo, Rodrigo.

RODRIGO (impede a passagem de JONAS): Não, você não vai embora. Quem vai sair do meu quarto é você!

SORAIA: Eu já te falei que não quero esse garoto aqui. Você sabe muito bem que gente do seu nível não deve se misturar com essa gentinha.

RODRIGO (grita): Sai do meu quarto agora! 

RODRIGO vai levando SORAIA até a porta antes que ela fale algo. 

RODRIGO: Eu tenho vergonha de ser seu filho!

Ela vai responder, mas o filho fecha a porta em sua cara.

RODRIGO: Me perdoa, Jonas. Você sabe como ela é...

JONAS: Eu lido com a sua mãe desde os meus dez anos de idade, não é agora que ela vai me ofender.

RODRIGO: Eu não sei o motivo de ela ligar tanto para status. Olha as coisas que ela fala, que ela faz...

JONAS deita na cama ao lado de RODRIGO.

JONAS: Não fica mal por conta de sua mãe, relaxa.

RODRIGO tenta disfarçar a timidez ao ter JONAS ao lado dele. Corta para:


CENA 5 -  INT. / CASA DOS MARINHO/QUARTO DE SORAIA - NOITE.

SORAIA chega em seu quarto irritada. 

OTÁVIO: Por que você faz isso com o nosso filho? Qual é o seu problema?

SORAIA: Se não for eu, quem vai colocar limites nesse garoto? Você sabe que eu não gosto nada dessa amizade dele com Jonas.

OTÁVIO: Eles cresceram juntos e sempre se deram muito bem. Qual é o problema? 

SORAIA: Ele é pobre, mora em uma comunidade. Você acha que tem coisa pior que isso? 

OTÁVIO: Acho que esse é o motivo de você ser tão infeliz e não conseguir amar à si mesma. Eu te tirei da pobreza, mas a pobreza nunca saiu de você. Continua pobre de espírito. 

SORAIA: Quem você seria se não fosse eu, Otávio? Você já teria torrado toda a herança dos teus pais. Eu incentivei você ir além!

OTÁVIO: Me incentivou? Você inferniza todos ao seu redor, Soraia. Eu só não te mando para o inferno, porque por mais que você seja essa pessoa vazia, você é a mãe do meu filho.

SORAIA: Você está ficando louco? Desde o dia em que você sumiu com o dinheiro de todos os teus clientes eu sou a única que ficou do seu lado. Se não fosse eu, o que seria de você? Você só não foi preso porque eu subornei o juiz e tive que me submeter a coisas que você quis nem saber.

OTÁVIO (irritado): Cala a tua boca! E se o Rodrigo escuta? Quando se tem uma mulher como você, você só faz o que tem que fazer.

SORAIA: O teu filho um dia vai descobrir que o pai dele não é o santo que ele pensa que é.

SORAIA deixa OTÁVIO falando sozinho e sai do quarto. Corta para:


CENA 6 -  INT. / HOSPITAL/RECEPÇÃO - NOITE.

Em cenas alternadas, vimos o momento em que ISABELA recebe a notícia sobre a morte de sua mãe, chorando sem parar e sendo consolada por RENAN. Após esse momento, vimos HELENA sem vida na mesa de cirurgia e os médicos declarando o óbito. Corta para:

CENA 7 - INT. / FACHADA DA CASA DE HELENA - DIA.

ISABELA fecha a porta e entrega a chave para RENAN.

ISABELA (chora): Você vai ficar responsável pelo meu canto, e eu juro que vou voltar assim que eu puder.

RENAN (olhos cheios d'água): Você não está indo embora ainda, a gente não precisa ter esse momento.

ISABELA: Mas daqui alguns dias eu estarei indo e não posso fugir disso. 

RENAN: Eu ainda não entendo o motivo de você ter que ir pra tão longe.

ISABELA: Minha mãe não tem parentes aqui, eu sou obrigada a ir morar com meu pai, você sabe...

RENAN abraça ISABELA e chora.

RENAN: O que o seu pai falou sobre isso?

ISABELA: A assistente social que falou com ele, ainda nem falei, e acho que só vou falar quando chegar lá.

RENAN: Como pode ser melhor você ficar com uma pessoa que não vê há anos?

ISABELA: Você não está ajudando falando essas coisas...

RENAN: Desculpa estar sendo egoísta, e eu sei que quem está passando por um inferno é você, mas eu juro que não sei o que vai ser da minha vida sem você aqui. Você ainda nem foi, e eu já me sinto perdido.

ISABELA olha para RENAN e o beija. Corta para:

 

FIM DO CAPÍTULO 2

 Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Redescobrir - Capítulo 1


CENA 1 - EXT. / CIDADE DE CURITIBA/PR - JARDIM BOTÂNICO - DIA.


Ao som de "How Would You Feel (Pean) - Ed Sheeran", vimos cenas intercaladas de ISABELA, RENAN, HELENA e JULIANA em um passeio no jardim botânico. Em algumas cenas podemos ver o sentimento de amor e carinho que ISABELA e RENAN sentem um pelo outro.  Corta para:

CENA 2 - EXT. / FACHADA DA CASA DE HELENA - DIA.

HELENA entra e deixa os três amigos se despedindo. JULIANA vai embora, deixando RENAN e ISABELA sozinhos.

ISABELA: Se eu fosse você ficava para almoçar com a gente.

RENAN: Minha mãe disse que daqui a pouco vai arrumar minhas coisas para eu me mudar de vez. 

ISABELA: Não seria uma má ideia!

Os dois começam a rir e entram em casa. Ao ver o jovem, Helena olha para os dois como se quisesse falar algo.

ISABELA: O que foi mãe?

HELENA: Eu estava mesmo achando estranho ele ir pra casa.

RENAN: Você e minha mãe são muito parecidas.

HELENA: Não é à toa que somos amigas há tanto tempo.

RENAN: Eu só preciso ligar para ela e avisar. Posso usar seu celular?

HELENA: Claro. Eu coloquei lá no quarto, pode ir pegar.

RENAN vai e ISABELA e HELENA ficam sozinhas.

HELENA: Eu vi você convidando ele para ficar. 

ISABELA: E qual é o problema, mãe?

HELENA: Esse rapaz sempre está do seu lado, desde quando vocês usavam fraldas. É nítido que isso é mais que amizade.

ISABELA: Nós já conversamos sobre isso, né? 

HELENA: Se vocês sentem algo a mais um pelo outro, não sei o motivo de terem tanto medo de viverem isso.

ISABELA: Eu não quero falar sobre esse assunto mãe. 

HELENA abraça a filha e lhe dá um beijo na testa.

HELENA: Quando eu tinha sua idade, também complicava tudo.

RENAN volta e as duas mudam de assunto rápido. Corta para:


CENA 3 - INT. / CIDADE DE LAGUNA/SC - APARTAMENTO DE THIAGO/QUARTO - DIA.

THIAGO está deitado na cama apenas com um lençol quando SORAIA sai do banheiro.

THIAGO: Você precisa mesmo ir?

SORAIA: Eu sai muito cedo, é melhor não dar motivos para o Otávio estranhar.

THIAGO: Eu não entendo como um homem pode ser tão idiota.

SORAIA: É só você olhar para mim que vai entender. É muito melhor se fazer de cego do que me perder.

SORAIA vai até THIAGO e lhe dá um beijo provocante.

SORAIA: Não morra de saudades, baby.

SORAIA pega sua bolsa e vai embora. Corta para:


CENA 4 - INT. / CASA DOS MARINHO/SALA DE ESTAR - DIA.

SORAIA chega em casa e joga sua bolsa no sofá. Ela estranha não ouvir nem um barulho e vai até a cozinha. VALENTINA está preparando o almoço distraída e se assusta com a patroa.

VALENTINA: Que susto, dona Soraia. Não tinha visto a senhora chegar.

SORAIA: Cadê as pessoas dessa casa?

VALENTINA: O Rodrigo acabou de chegar da praia, e o seu Otávio saiu logo depois da senhora. 

SORAIA: Onde ele foi?

VALENTINA: Isso eu não sei.

SORAIA: Quando o meu marido for sair e eu não estiver em casa, pergunte. Eu não te pago para ser incompetente. 

VALENTINA: Desculpe. Irei começar a fazer isso a partir de hoje.

SORAIA: E ande logo com esse almoço, estou morrendo de fome!

SORAIA sai da cozinha e VALENTINA respira fundo de raiva. Corta para:


CENA 5 - INT. / CASA DE HELENA - QUARTO DE ISABELA - DIA.

ISABELA e RENAN deitados na cama conversando. 

RENAN: O que você e sua mãe estavam conversando antes de eu chegar?

ISABELA: Nada de importante.

RENAN: Tem certeza?

ISABELA: Por que a pergunta? 

RENAN: Porque eu acabei ouvindo a conversa.

RENAN acaricia o rosto de ISABELA que quase cede, mas afasta a mão do amigo.

ISABELA: A gente já conversou sobre isso, Renan.

RENAN: A gente se ama, sempre nos amamos. Qual é o problema em viver isso? Porque você não me deixa te fazer feliz?

ISABELA: Você já me faz feliz. Nós somos melhores amigos desde sempre e não vai ser agora que vamos estragar isso com esse lance. E se não der certo? Eu prefiro ter sua amizade do que simplesmente ter que te afastar da minha vida.

HELENA abre a porta e os dois ficam em silêncio. 

HELENA: O almoço está quase pronto, mas antes, vou precisar dar uma saída.

ISABELA: Onde você vai? 

HELENA: Estou com vontade de tomar um vinho, mas não tem nenhum em casa. Vou ir comprar rapidinho e já volto.

ISABELA: Você quer que a gente vá?

HELENA: Eu vou de carro rapidinho, fiquem tranquilos e só cuidem a comida no fogo. E juízo.

HELENA sai e fecha a porta do quarto. Corta para:


CENA 6 - INT. / CASSINO CLANDESTINO - DIA.

Em uma mesa de jogos, OTÁVIO e NORBERTO jogam. OTÁVIO apostando todo o seu dinheiro e ganhando a rodada.

OTÁVIO: Eu falei que estava com sorte hoje. 

Ele pega o seu dinheiro e se levanta.

NORBERTO: Já vai desistir? Se você está com tanta sorte, por que ir embora agora?

OTÁVIO: Hoje eu não posso demorar, mas amanhã eu volto. 

NORBERTO: Conversinha fiada. Admite que está com medo de perder. Você sabe, né? Isso aí não é nem metade do que você deve aqui na casa.

OTÁVIO: Mas já é um começo!

OTÁVIO se vira para ir embora e NORBERTO ri.

NORBERTO: Ei, só toma cuidado. Você não está lidando com amadores e o tempo está ficando curto.

OTÁVIO vira para NORBERTO e o encara em silêncio.

OTÁVIO: Isso é uma ameaça?

NORBERTO: Entenda como quiser. Tic, tac... tic, tac...

OTÁVIO deixa NORBERTO falando sozinho e sai. Corta para:


CENA 7 - INT. / CASA DOS MARINHO/QUARTO DE RODRIGO - DIA.

RODRIGO deitado na cama com seu fone no ouvido conversando com JONAS por mensagens no celular sobre uma festa na casa de SABRINA. SORAIA entra no quarto sem bater.

RODRIGO (se assusta, e diz irritado): Você não sabe bater na porta?

SORAIA: Vamos almoçar juntos hoje.

RODRIGO: Não estou com fome.

SORAIA senta nos pés da cama e acaricia a perna do filho.

RODRIGO: O que você quer?

SORAIA: Eu quero almoçar junto com o meu filho.

RODRIGO: Desde quando você se importa com essas coisas?

SORAIA: E quando você vai parar de ser esse tipo de filho?

RODRIGO: O que tem uma mãe que adora fingir viver em um comercial de margarina?

SORAIA: Toda vez que eu tento me aproximar você vem com esse sarcasmo e grosseria.

RODRIGO: Talvez você tenha começado a tentar se aproximar tarde demais... E eu posso ficar sozinho? E fecha a porta quando sair!

SORAIA (grita): Em dez minutos o almoço estará servido, se você não estiver na mesa comigo, voltarei aqui e tirarei tudo o que é de importante para você. Começando por esse celular, o computador e a porta. 

RODRIGO: Ficou louca?

SORAIA (sai gritando): Eu não fiquei, eu sou! Experimente não estar na mesa em dez minutos pra você ver o que te aguarda.

SORAIA sai do quarto e bate a porta com força. Corta para:


CENA 8 - EXT. / AVENIDA - DIA.

Ao som de "De Mais Ninguém - Jullie part. Ju Martins", aparece o trânsito parado e aos poucos mostrando o motivo do engarrafamento. Revela-se o carro de HELENA capotado e as pessoas ao redor comentando que a mulher desviou de um cachorro. No carro, close no seu rosto ensaguentado e ela desacordada. A ambulância chega. Corta para:


CENA 9 - INT. / CASA DE HELENA/QUARTO DE ISABELA - DIA.

A música continua. Em uma cena que tem apenas a música de fundo, ISABELA atende o celular e seus olhos enchem de lágrimas ao receber a notícia sobre o acidente da mãe. Foca no rosto de ISABELA. Corta para:

FIM DO CAPÍTULO 1 

Redescobrir foi escrita por Jurandir Dalcin em 2017, e será repostada no blog em comemoração aos SETE ANOS completados nesse ano de 2024.

Desenvolvida pela Netflix, "One Tree Hill" irá ganhar uma nova temporada

 


Sucesso teen nos anos 2000, One Tree Hill vai ganhar um revival. De acordo com a Variety, a Netflix está desenvolvendo uma série sequência que será produzida por Sophia Bush, Hilarie Burton e Daneel Ackles, que fizeram parte do elenco original.

Ainda de acordo com a publicação, existe a possibilidade que Bush e Burton reprisem seus respectivos papéis de Brooke Davis e Peyton Sawyer no revival. Ackles, que interpretou a vilã Rachel Gatina, também pode retornar.

Mais informações devem sair em breve.

Coluna JDComenta | "Volta por Cima" será a nova "Vai na Fé"?

 


De Claudia Souto, "Volta por Cima" estreia em setembro, mas pouca coisa se sabe sobre a próxima novela das sete, e o pouco lembra muito "Vai na Fé", sucesso de Rosane Svartman, exibida em 2023. É claro que não dá pra julgar uma trama apenas por imagens divulgadas, mas se no ar, ela realmente lembrar "Vai na Fé", pode acabar prejudicando a novela. 

Confesso que não penso em acompanhar, mas irei dar uma olhada no primeiro capítulo. A última experiência com uma trama da autora, "Cara e Coragem", não foi muito positiva.

A REGRA DO JOGO: EM MARATONA

Me aproximo do capítulo 50 da novela de João Emanuel Carneiro, e posso dizer que é uma das melhores novelas das nove do autor. E nem mesmo as tramas secundárias são tão ruins quanto o público jura que é. 

A trama central é complexa assim como os personagens principais. Até aqui, Juliano (Cauã Reymond) é o único que me irrita, e Djanira (Cássia Kis) ao colocar o romance de Tóia (Vanessa Giácomo) e Juliano como caso de vida ou morte. 

Romero (Alexandre Nero) e Atena (Giovanna Antonelli), pra mim, são os verdadeiros protagonistas. Os dois aparecem e a gente fica preso na cena, e são personagens dúbios que fogem do óbvio. Assim como Tony Ramos como Zé Maria, que ator espetácular. 

Hoje, quase dez anos depois, está sendo interessante ver a novela de uma outra maneira e com outros olhos. E por enquanto, vale a maratona.

VIVER A VIDA

Sigo acompanhando Viver a Vida no Viva, e apesar da novela ter muitos capítulos em que pouca coisa acontece, o texto de Manoel Carlos e a direção eficiente de Jayme Monjardim fazem a experiência ser primorosa. É viciante acompanhar a vida daqueles personagens, e a novela tem seu valor.

© all rights reserved
made with by templateszoo