E tudo nasceu da Disco, Yeah Baby. Os anos 70 não foram, digamos assim, com todo respeito, uma época de gente bonita. Não que as pessoas fossem feias, mas vamos combinar que a moda deixava muito a desejar. Calça boca de sino bordô com camisa azul turquesa e tamanco não é uma coisa agradável aos olhos. Mas a música foi bem rica, trazendo uma ruptura com rock rebelde que vinha dos anos 60. Era época de dançar.
Nos anos 1970 os mais famosos artistas de disco eram Donna Summer, Bee
Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic, os irmãos The Jacksons. Summer se
tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de
"Rainha do Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da
eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas
tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das
cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes
escreviam canções e criavam sons inovadores. O filme Saturday Night Fever
contribuiu para o aumento da popularidade da disco music.
O fenômeno disco' também aumentou a popularidade de algumas formas de
dançar pré-coreografadas. Durante a febre disco, era comum ver cantores
simulando um robô no palco. A popularização do estilo chamado Robot, veio
depois que o jovem Michael Jackson do grupo Jackson 5 simulou um robô dançando
durante a performance de Dancing Machine no Soul Train de 1973, posteriormente
o cantor contou em seu livro Moon Walk que no dia seguinte todos estavam
tentando imitá-lo.
A moda caracterizava-se pelo sapatos plataformas (quanto maior melhor)
tanto para homens como mulheres e calças tipo boca-de-sino e golas gigantescas
das camisas de popeline estampadas (novidade na época) para homens e as calças
pantalonas para as mulheres, além de diversos adornos como anéis, pulseiras,
relógios e correntes. Cabelos quanto mais rebeldes melhor, Black Power era o
estilo mais popular.
Em nome da eficiência, praticamente desapareceram as letras,
substituídas por refrões que se repetem continuamente. Portanto, não se deve
esperar o aparecimento de algum Bob Dylan no meio desta geração que não está
preocupada com problemas maiores, quer apenas se divertir, já que deve haver
alguém que cuide destes problemas seculares todos, por eles.
A influência da discoteca em músicos que não são especialistas no gênero
tem sido bastante forte, inclusive em músicos brasileiros, pois quem diria,
alguns anos atrás, que Belchior, por exemplo, gravaria alguma coisa em ritmo de
discoteca; ou ainda que George Benson, um dos mais respeitados músicos de jazz
dos Estados Unidos fizesse sucesso em discoteca aconteceu com "On
Broadway’? também que os Stones — o maior grupo de rock do mundo.
A música de discoteca, em si, é um prolongamento artificializado das
bandas e cantores de soul, com um destaque maior para James Brown, o pai do
funk, em quem os produtores de discoteca se inspiraram bastante, sem dúvida
alguma. A marcação do funk, praticamente a mesma durante a música inteira, mas
contendo um forte balanço, fica distanciada da discoteca exatamente neste
ponto, pois o som discoteca praticamente não tem balanço. Tem, isto sim, uma
pulsação constante, e embora tenha sido considerada a responsável pela volta do
hábito de se sair de casa para dançar, a verdade é que só mesmo em concursos de
dança é que se pode observar alguma criatividade na maneira de dançar das
pessoas.
NO BRASIL:
Até no Brasil o estilo deixou sua marca, com a novela Dancin' Days, da
Rede Globo de Televisão (em 1978) e o efêmero sucesso do grupo As Frenéticas.
A diva da Disco Music no Brasil é a cantora Gretchen, que ficou
conhecida após se apresentar cantando Dance a Little Bit Closer da cantora
Charo no programa de calouros do Silvio Santos. Enquanto se apresentava, para
pagar uma aposta com as colegas do cursinho pré vestibular, a jovem era
assistida pelo produtor musical argentino Mister Sam. O nosso
"hermano" logo cuidou em procurar a produção do programa e pegar os
contatos da caloura, que até então era apenas Maria Odete Miranda. Em 1978,
Mister Sam lança no programa Carlos Imperial uma cantora de Disco Music e
ritmos latinos da qual possuia o pseudonimo Gretchen. No mesmo ano, ela
emplacou seu primeiro sucesso, Dance With Me, ganhando certificado de disco de
ouro pela venda acima de 150 mil copias.
Também conhecida como um dos grandes nomes da Disco Music brasileira, a
cantora Lady Zu emplacou na decada de 70 o sucesso A Noite vai Chegar.
Rita Lee, que chegou a ter canções gravadas pelas Frenéticas, também gravou canções no estilo. No mesmo ano, Tim Maia acompanhado pela Banda Black Rio lançou o álbum
Tim Maia Disco Club, fortemente inspirado no gênero.
Gilberto Gil, grava em 1979, a canção disco Realce do álbum homônimo,
uma possível ode a cocaína. A Rádio Cidade do Rio de Janeiro (102,9 FM), possuía um programa chamado
"Cidade Disco Club" comandado por Ivan Romero.
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