
Até o fim da temporada de 2007, cada episódio se iniciava com a técnica cold open, precedido por uma retrospectiva dos capítulos anteriores, dando seguimento à narrativa que se segue. Essa técnica era uma marca de folhetim, utilizada desde a temporada de 1998, mas foi abolida a partir do início da temporada de 2008.

A autora de telenovelas Andréa Maltarolli se inspirou no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana, para criar Malhação. Com a missão de falar sobre questões pertinentes ao universo jovem, como o início da vida sexual, o relacionamento com os pais, com os amigos e as dúvidas em relação ao futuro profissional.


Na quarta temporada, Malhação deixou de ter a academia como centro e passou a contar com cenas externas focando em corridas de automóveis. Em sua quinta temporada, Malhação foi exibida ao vivo em um único cenário: o quarto de Mocotó, ou “Muquifo do Mocotó", como era chamado pelo personagem interpretado por André Marques. Na mesma temporada, o cenário da academia voltou, de uma forma diferente da primeira academia das primeiras temporadas.
A partir da sexta temporada, Malhação passou a desenvolver-se no Colégio Múltipla Escolha, que foi o cenário de maior parte até a décima-sexta temporada, e as casas dos personagens principais também passaram a integrar o cenário.
A cada temporada há um diferente casal protagonista que ocupa o núcleo de toda a história. Esse casal deve enfrentar todas as artimanhas dos antagonistas, que na maioria das vezes vêm em pares ou trios. Como alguns alunos acabam o Ensino Médio, alteram-se também alguns atores, enquanto outros permanecem ocupando outros lugares na série.


Ao longo de 324 capítulos, a temporada 2008 acumulou média de 22 pontos no Ibope. Na época, a média, por ser inferior às temporadas antecessoras, foi considerada baixa. Porém, ainda é superior às temporadas seguintes.
Aberturas de Malhação.
(Temporada de 1995 até 2010)
Nenhum comentário
Postar um comentário