O Comenta te espera em 2014

 


Há um ano atrás eu escrevia a mensagem de fim de ano do Blog que estava completando apenas três meses na rede. Hoje, ele já passou o primeiro ano, já contou muitas histórias, já mudou quatro vezes de visual e teve na coluna Retrô, a participação de mais um membro na equipe, Mauricio Neto.

Em um mês muda tanta coisa, imagina em um ano? Talvez 2013 não tenha sido um ano bom para a nossa teledramaturgia. Nenhuma novela fez aquele sucesso e talvez nenhuma delas deixe saudades e boas lembranças, mas sabemos que sempre fica um personagem ou uma história em nossa cabeça. A televisão é isso, mesmo quando algo não é bom, ela fica, ela continua fazendo parte até depois do fim. Até hoje me pego lembrando de casos de amor, de vilões, de novelas que não foram um estrondo de sucesso, mas que fizeram parte do dia-a-dia.

E acho que eu, com comentários e postagens fiz pelo menos parte de cada um que acessa meu blog. O "Jurandir Dalcin Comenta" leva o meu nome, mas não é só meu. É de todos que fazem parte dele, desde quem faz a arte, até aquele que lê. O que seria de mim sem meus leitores?

Por isso eu quero agradecer e desejar um Feliz Natal e um ótimo 2014. Que o próximo ano seja melhor que esse e supere todas as expectativas. Que venha boas novelas, que lancem ótimas músicas e que na vida real, a gente seja feliz, fique realizado e com muita saúde. Que na vida real não falte força de vontade e que a gente se encontre aqui de novo. No mesmo endereço e título, com essas postagens que são feitas com carinho. Nesse blog que me realizou muito nesse ano de 2013.

Ano que vem começo uma nova jornada. Faculdade de "Letras", para proporcionar cada vez mais qualidade para vocês e também para me ajudar a chegar aonde eu mais quero. E assim seguimos... Até 2014!

"O bom trabalho é aquele que, em alguma medida, me realiza, me dá satisfação e me faz sentir útil para a sociedade em que vivo. Enfim, um trabalho cujo sentido consigo perceber, para o qual não me arrependo de dedicar várias horas do meu dia." 

Alessandro Molon

"Chiquititas" perde para o "Jornal da Record"

Pela primeira vez, na audiência consolidada, a novela "Chiquititas", do SBT, perdeu a vice-liderança para o "Jornal da Record".

Nesta segunda-feira, 16/12, de acordo com o Ibope, a trama infanto juvenil marcou apenas 8 pontos de média, ante 9 do telejornal da Record.

Há algumas semanas, "Chiquititas", mesmo no período de férias escolares, vem perdendo telespectador. Apesar de uma audiência instável, o SBT, via assessoria, comemora o faturamento da novela infantil, e segundo a emissora o faturamento dela supera o sucesso de "Carrossel".

Malhação, uma história de sucessos e fracassos

 



Malhação foi e é uma série de televisão para o público adolescente. Produzida e exibida pela Rede Globo desde 24 de abril de 1995, criada por Andréa Maltarolli, e contando, até 2013, com 21 temporadas. Durante os primeiros anos, o principal cenário da série era uma academia de ginástica fictícia chamada Academia Malhação na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Embora o título da série permaneceu o mesmo, o cenário mudou através dos anos de academia para colégio de ensino médio. 

Até o fim da temporada de 2007, cada episódio se iniciava com a técnica cold open, precedido por uma retrospectiva dos capítulos anteriores, dando seguimento à narrativa que se segue. Essa técnica era uma marca de folhetim, utilizada desde a temporada de 1998, mas foi abolida a partir do início da temporada de 2008. 

A série é exibida em vários países pela Globo Internacional, 2 inclusive exibida pela SIC (entre 1995 e 2007), em Portugal e pela ABC Family, no Canadá. No dia 9 de janeiro de 2013 foi ao ar o capítulo 4.500 da série.

A autora de telenovelas Andréa Maltarolli se inspirou no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana, para criar Malhação. Com a missão de falar sobre questões pertinentes ao universo jovem, como o início da vida sexual, o relacionamento com os pais, com os amigos e as dúvidas em relação ao futuro profissional. 

Nos primeiros anos, a estrutura narrativa de Malhação funcionava a partir de uma divisão semanal. Uma trama começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte. Mais tarde, a ação passou a ser contínua até a conclusão da história no final da temporada. Esse esquema foi abandonado já no segundo ano, em favor de histórias mais prolongadas, sem desfecho imediato. Na quinta temporada, apenas, Malhação deixou o formato telenovela para ser exibida ao vivo como um programa interativo. 

Uma academia de ginástica, denominada Academia Malhação, foi o cenário de maior parte nos três primeiros anos da série. A ideia de situar a série numa academia surgiu das discussões entre os criadores Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, quando ambos integravam a oficina de roteiristas da Globo. A academia foi construída nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, e ocupava uma área de 1.560 metros quadrados. 

Na quarta temporada, Malhação deixou de ter a academia como centro e passou a contar com cenas externas focando em corridas de automóveis.  Em sua quinta temporada, Malhação foi exibida ao vivo em um único cenário: o quarto de Mocotó, ou “Muquifo do Mocotó", como era chamado pelo personagem interpretado por André Marques. Na mesma temporada, o cenário da academia voltou, de uma forma diferente da primeira academia das primeiras temporadas.

A partir da sexta temporada, Malhação passou a desenvolver-se no Colégio Múltipla Escolha, que foi o cenário de maior parte até a décima-sexta temporada, e as casas dos personagens principais também passaram a integrar o cenário. 

A cada temporada há um diferente casal protagonista que ocupa o núcleo de toda a história. Esse casal deve enfrentar todas as artimanhas dos antagonistas, que na maioria das vezes vêm em pares ou trios. Como alguns alunos acabam o Ensino Médio, alteram-se também alguns atores, enquanto outros permanecem ocupando outros lugares na série. 

Os atores e personagens que ficaram por um longo tempo na série são, entre outros, André Marques, cujo personagem "Mocotó", esteve presente de 1995 a 2000 e voltando com uma rápida participação na temporada 2012 e sendo considerado uma "marca registrada" da série, Sérgio Hondjakoff, cujo personagem "Cabeção", esteve presente de 2000 a 2005 e Bia Montez, dona Vilma cujo esteve presente entre as temporas 2001 a 2007 a personagem que esteve presente a mais temporadas até hoje .

Do início de 2004 até novembro de 2005, Malhação obteve uma média de 34 pontos no ibope.  Na terça-feira do dia 19/10/2004, a série conquistou seu maior índice de audiência. Desde que estreou, em abril de 1995, o máximo que a trama havia alcançado era 39 pontos de média. No capítulo desse dia, Malhação alcançou uma média de 42 pontos, número superior ao das novelas das 6 e das 7.

Ao longo de 324 capítulos, a temporada 2008 acumulou média de 22 pontos no Ibope. Na época, a média, por ser inferior às temporadas antecessoras, foi considerada baixa. Porém, ainda é superior às temporadas seguintes.

Aberturas de Malhação.
(Temporada de 1995 até 2010)


#MelhoresDoAno2013: Veja os vencedores de todas as categorias

E o ano está acabando, com ele diferente do ano passado eu posto aqui "Os Melhores do Ano". Comentem, a opinião de vocês é importante. Lembrando que o resultado não veio de nenhuma votação, é opinião pessoal.






Melhor Novela


Flor Do Caribe - Como eu já tinha postado, para mim "Flor do Caribe" foi a novela que mais surpreendeu positivamente nesse ano de 2013. Diferente das outras, que muito esperamos e não apresentaram nem metade do esperado. Essa novela foi um grande acerto da Globo e também do autor, que tinha tempo que não escrevia uma trama tão boa.



Melhor Casal

Juliana Paiva e Rodrigo Simas - Já era de se esperar, assim como no post do facebook, na minha opinião essa categoria não poderia ter outros vencedores, Juliana Paiva e Rodrigo Simas fizeram a audiência da temporada passada de Malhação subir e de uma hora pra outra se tornaram protagonistas. Não dava outra coisa na internet, se não comentários do casal #Brutinha. Os atores fizeram um grande sucesso com o público e hoje são grandes apostas da Globo. 



Melhor Atriz

Fernanda Vasconcellos e Sophie Charllote - Impossível escolher uma. Fernanda a verdadeira protagonista de "Sangue Bom" e Sophie a antagonista. Ambas nos mostraram muito talento e maturidade na novela das sete. O posto de melhor atriz do ano vai para as duas, sem dúvida.



Melhor Ator

Mateus Solano - O ator que já tinha provado ter talento, rouba a cena como o homossexual antagonista de "Amor à Vida". Cenas e textos difíceis, o ator arrasa em qualquer tipo, seja dramática ou quando mostra seu lado mais perverso.


Melhor Série

Malhação 2012/2013 - A temporada se tornou melhor que muitas dos últimos anos. Protagonizada por Alice Wegmann, Juliana Paiva, Daniel Blanco, Guilherme Prates e companhia, a temporada conseguiu mostrar o cotidiano dos jovens, abordando temas como drogas, álcool, sem deixar o romantismo de lado. Para mim a melhor série de 2013, depois de muito tempo, é Malhação!

Melhor Abertura


Salve Jorge - Alguma coisa de boa essa novela tinha que ter e a coisa era a abertura, que mostrava São Jorge em seu cavalo enfrentando "dragões" e ao mesmo tempo mostrava o morro do Alemão, onde se passava a novela. O tema na voz de Seu Jorge combinou com o ritmo da abertura, fazendo a mesma, uma das mais bonitas dos últimos anos.



Melhor Trilha Sonora

Flor do Caribe - Não era só a novela, a trilha da novela das seis surpreendeu. A nacional nos emociona com músicas da MPB, inéditas de Ana Carolina, Luiza Possi, Maria Gadú e muito mais... A internacional com canções que tocam o coração também. Vale a pena ter nas mãos!





Melhor Reality

Dispensa comentários. "The Voice Brasil" ganha de todos  e em todos os quesitos. Única coisa que realmente prestou por completo nesse ano cheio de fracassos.
© all rights reserved
made with by templateszoo